quarta-feira, 15 de junho de 2016

Pernambuco registra cinco mortes causadas por meningite neste ano


A doença é uma infecção das membranas que envolvem o cérebro / Foto: Free Images

JC Online e ABr

Pernambuco já registrou cinco mortes causadas pela meningitebacteriana até o mês de maio deste ano. A doença é uma infecção das membranas que envolvem o cérebro e pode ser causada por bactérias e vírus. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, nos cinco primeiros meses de 2016, foram registrados 25 casos de meningite bacteriana e 107 de meningite viral.


Em comparação com o mesmo período em 2015, a quantidade de casos diminuiu. No ano passado, até maio, foram registrados 71 casos de meningite bacteriana, incluindo sete óbitos, e 264 de meningite viral. Ao longo dos 12 meses, a soma aumentou para 124 casos confirmados da forma bacteriana da infecção, com 10 mortes, e 500 casos da forma viral, incluindo três óbitos.
A discussão sobre meningite veio à tona após a morte do filho da cantora gospel Eyshila Santos, nessa terça-feira (14). Matheus Oliveira, 17 anos, estava internado no Rio de Janeiro para tratar uma meningite viral.
Especialistas dizem que a meningite pode atacar pessoas de qualquer idade. Os principais sintomas da doença são febre alta, dor de cabeça intensa econtínua, vômitos, rigidez da nuca e manchas vermelhas na pele. Em crianças menores de um ano de idade, os sintomas podem não ser tão evidentes, devendo-se atentar para a presença da moleira tensa ou elevado, choro agudo e persistente e rigidez corporal com ou sem convulsões.
A forma viral da doença é provocada por um vírus que pode ser transmitido por meio de água e alimentos contaminados, copos e talhares compartilhados e também pelo contato com a saliva, ao falar, tossir e espirrar.
A meningite pneumocócica é um dos tipos de meningite bacteriana, que também pode ser causada pelo meningococo e hemófilos. Ela afeta principalmente crianças, que têm o sistema imunológico mais frágil. A  meningite meningocócica é causada por uma bactéria transmitida por meio do contato próximo entre as pessoas. O tratamento deve ser conduzido por médicos e consiste no uso de antibióticos.
PREVENÇÃO - Entre as medidas de prevenção, estão as vacinas. Outras formas de prevenção incluem: evitar aglomerações, manter os ambientes ventilados e limpos. 
As vacinas estão disponíveis no calendário de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunização, para prevenção das principais causas de meningite bacteriana:
– Vacina meningocócica conjugada sorogrupo C: Protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C 
– Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): Protege contra as doenças invasivas causadas pelo pneumococo, incluindo meningite
– Pentavalente: Protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo b, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B 
– Vacina BCG: protege contra as formas graves da tuberculose e nos casos de meningite

Nenhum comentário:

Postar um comentário