quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Solidão: escola faz parceria com a policia militar

A escola José Gonçalves  do nascimento  fechou uma  parceria  com a policia  militar de Pernambuco para a implantação  do Proerd  nas salas de aulas . A primeira reunião aconteceu  nesta quinta feira dia 27/02 e contou com a presença do sgt. Sérgio da policia militar.( O QUE É O  PROERD.  )


O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) foi criado em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983, com o nome de DARE (Drug Abuse Resistance Education) ou DARE América, através de uma parceria entre o Distrito Escolar Unificado e o Departamento de Polícia daquela cidade, para ser implantado em escolas. O principal objetivo do programa é prevenir o uso indevido de drogas entre crianças em idade escolar.

No Brasil, o programa iniciou-se pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) em 1992, a qual tinha interesse em desenvolver um projeto de prevenção relacionado aos diversos aspectos das drogas. Surgiu então a denominação de  Proerd.  Em seguida, no ano de 1993, o programa foi recepcionado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) e passou a se chamar “Programa Educacional de Resistência às Drogas”. Daí em diante, o Proerd se multiplicou e hoje está em todas as Polícias Militares do nosso país. O Proerd é um programa essencialmente preventivo e comunitário, consistindo em quatro currículos: Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, 5º ano do Ensino Fundamental, 7º ano do Ensino Fundamental, e Currículo de Pais ou Responsáveis. Os cursos são ministrados por policiais militares fardados, durante um semestre letivo, sendo uma aula por semana. Ao final do curso é realizada uma grande formatura, com os estudantes fazendo um juramento para se manterem longe das drogas e da violência e recebendo o diploma de conclusão de curso. O  Proerd possui como material didático o Livro do Estudante para o 5º e 7º anos, o Livro dos Pais, os Cartazes da Educação Infantil, o Manual do Instrutor e o Manual do Facilitador, auxiliando os respectivos alunos e os Policiais Proerd no desenvolvimento das lições.

O programa consiste, assim, em uma ação conjunta da Polícia Militar de Pernambuco, através do Policial Proerd, da Escola, através de professores, especialistas e estudantes, e da Família, representada pelos pais e pela comunidade, todos unidos no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas,   bem como ajudar os estudantes a reconhecerem as pressões e a influência diária para usarem drogas e praticarem a violência, e a resistirem a elas.
 O Proerd é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, contribuindo, assim, para o fortalecimento de uma cultura de Paz e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz.
 Durante toda a sua existência, o Proerd tem conseguido avanços significativos dentro e fora da Corporação, onde citamos a institucionalização do Proerd na PMPE através do Decreto Estadual nº 29.188 de 10/05/2006.
COMO É O CURSO?

O Proerd é desenvolvido no ambiente escolar, envolvendo crianças e adolescentes na faixa etária a partir da educação infantil, 5º, 6º e 7º ano, especialmente o 5º ano do ensino fundamental. O desenvolvimento do programa é feito por um Policial Militar, especialmente treinado, em sala de aula, durante dez semanas, com encontros semanais de uma hora de duração, com auxilio de material desenvolvido especialmente para o Proerd. Nesse material (cartilha) o aluno é convidado a discutir e assimilar conteúdos relacionados à auto-estima, pressão dos colegas e da mídia para o uso de drogas, as pressões dos companheiros e amigos para agir de forma violenta, resolução de conflitos sem uso da violência e aspectos de vida saudável. A atuação dos policiais instrutores, além de estimular as habilidades das crianças para resistirem às pressões ao uso de drogas, estreita o relacionamento policial na comunidade, dentro do modelo de gestão integrada, a qual visa a defesa da vida, da integridade física e a dignidade da pessoa humana. Tais fundamentos fortalecem a atitude positiva das crianças em relação às autoridades e o respeito às leis, mostrando para todos que para se obter sucesso na vida não existe a necessidade de se experimentar álcool e drogas, como muitas mensagens que chegam às crianças procuram mostrar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário