terça-feira, 23 de agosto de 2016

MORRE O HOMEM QUE GRAVOU O BOA NOITE SOLIDÃO, EM SOLIDÃO.

Quem  não lembra do grande sucesso do boa noite solidão gravado em outras cidades do sertão de PE, e com exclusividade na cidade de Solidão. Documentário que leva o nome de um programa da Rádio Serra Linda de Solidão, Geneton passou pouco dias em nossa cidade mas  foi suficiente para demostrar o quanto era humilde e profissional de caráter.Nos do blog do veras e a população de Solidão lamenta profundamente a perda do grande Jornalista. A todos da família os nossos mas sinceros votos  de pesar.    

Jornalista estava internado num leito da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro. / Foto: Facebook/Reprodução

JC Online

Uma marca do jornalismo brasileiro, o pernambucano Geneton Moraes Neto não resistiu a complicações causadas por um aneurisma da artéria aorta e morreu nesta segunda-feira (22),aos 60 anos.
jornalista estava internado num leito da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro. Há alguns meses, familiares e amigos haviam usado as redes sociais para pedir doação de sangue.
Geneton, que estava no quadro de funcionários da Rede Globo desde 1985, iniciou a trajetória na profissão como repórter do Diario de Pernambuco, na década de 1970.
Logo depois, entre 1975 e 1980, foi repórter da sucursal no Nordeste do jornal O Estado de S.Paulo. Entrou para a Rede Globo Nordeste e seguiu para o Rio em 1985.

Geneton entrevista Ghiggia, jogador uruguaio carrasco do Brasil na Copa do Mundo de 1950
Legenda

Na Globo, atuou como editor do Jornal da Globo e do Jornal Nacional. Foi correspondente na Inglaterra. Também foi repórter e editor-chefe do Fantástico.

RECONHECIMENTO

As entrevistas com os generais Newton Cruz e Leônidas Pires Gonçalves, exibidas no programa Dossiê Globonews, renderam o Prêmio Embratel de telejornalismo de 2010.
Da Academia Brasileira de Letras (ABL), em 2012, recebeu a Medalha João Ribeiro, concedida a quem se destaca na área da cultura.

DOCUMENTÁRIOS

Em 2010, dirigiu para o Canal Brasil o documentário Canções do Exílio, com depoimentos de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jorge Mautner e Jards Macalé. Os artistas falaram sobre o tempo que moraram em Londres.
Também foi diretor do primeiro documentário de longa da Globonews, chamado Garrafas ao Mar: a Víbora Manda Lembranças. O filme compila entrevistas gravadas ao longo da convivência com Joel Silveira, um dos maiores jornalistas brasileiros.
Já em 2013, novamente pela Globonews, dirigiu o documentário Dossiê 50: Comício a Favor dos Náufragos - com gravações em áudio e vídeo feitas com jogadores da seleção brasileira que enfrentaram o Uruguai na decisão da Copa de 1950, no Maracanã.
Dois anos depois, foi a vez do documentário Cordilheiras no Mar: a Fúria do Fogo Bárbaro, sobre a polêmica provocada por Glauber Rocha ao apoiar projeto de abertura política anunciado pelo general Ernesto Geisel.
Em janeiro desde ano, lançou pela GloboNews o documentário Boa Noite, Solidão, passado na pequena cidade do Sertão pernambucano. Geneton trata sobre a inversão da imigrição, com a opção pela permanência no Nordeste e o retorno de quem se frustrou ao tentar a vida no Sudeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário