quinta-feira, 27 de julho de 2017

Polícia Federal cumpre mandados de prisão na PB contra o tráfico de drogas

Imagem Ilustrativa

A Polícia Federal cumpriu na manhã desta quinta feira (27), 31 mandados de prisão preventiva, 36 de busca e apreensão e 19 de condução coercitiva. O cumprimento destas ordens judiciais faz parte da Operação Gerônimo que visa desarticular uma organização criminosa da Paraíba com atuação nos crimes de tráfico de drogas e homicídios. 
Ao todo, a Operação envolveu cerca de 120 policiais federais nos estados da Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Esta organização criminosa teria sido originada no interior de estabelecimentos prisionais e tinha ações marcadas pela extrema violência e homicídios em série com o fim de obter o controle da prática criminosa no estado e o monopólio do comércio de drogas.

A investigação realizada pela Polícia Federal no estado da Paraíba, iniciada há aproximadamente um ano, resultou, até a presente data, na apreensão de aproximadamente 330 Kg de entorpecentes, permitindo a obtenção de provas de autoria e materialidade necessárias à comprovação da prática de todas as etapas do delito de tráfico de drogas, coordenadas do interior de unidades prisionais, desde a aquisição da substância entorpecente na região de fronteira até a distribuição em “bocas de fumo” no estado da Paraíba.

Com o colhimento das provas foi possível a identificação da forma de circulação financeira da Organização Criminosa investigada, sendo possível a identificação dos métodos utilizados para a lavagem de recursos financeiros e bloqueio de valores obtidos com a prática criminosa investigada.

O nome da Operação faz alusão à ação militar da CIA e do grupo SEAL da Marinha Americana, desencadeada no Paquistão, que tinha por objetivo capturar o líder do grupo terrorista Al-Qaeda Osama Bin Laden.

Os presos responderão criminalmente pelo cometimento dos crimes previstos nos artigos 33, 35 e 40, inciso V, da Lei nº 11.343/06 (tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas), artigos 121 e 157 do Código Penal e art. 2º, §§ 2º e 4º, da Lei nº 12.850/13 (organização criminosa armada), e, após, interrogados, serão encaminhados para realização de audiência de custódia e posteriormente ao sistema prisional estadual, onde ficarão à disposição da Justiça.

Será concedida entrevista coletiva para divulgação do resultado da Operação Geronimo às 11h, na sede da Superintendência da Polícia Federal em Cabedelo.
Correio da PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário