terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Jerimum, abóbora.. seja lá como você chama, veja os 9 benefícios desse alimento comprovados para a saúde


 Benefícios desse importante alimento para a saúde
Além de muito saborosa e versátil, a abóbora (em algumas regiões do Brasil chamada de “jerimum”) é um alimento completo para a nossa saúde: é rica em fibras, vitaminas e minerais, possui baixo índice de calorias, zero colesterol e zero gorduras saturadas.


Não é por acaso que os médicos recomendam sua ingestão para controlar o colesterol, para quem quer perder peso e para tratamento e prevenção de muitas doenças.
Confira nove dos principais benefícios da abóbora para a saúde:
1. Ajuda a aumentar a imunidade
Tanto a polpa de abóbora como as sementes são ricas em vitamina C e antioxidantes, incluindo betacaroteno e outros carotenoides.
O betacaroteno é bom para o seu sistema imunológico porque é convertido em vitamina A, desencadeando a criação de glóbulos brancos, que combatem as infecções e ajudam a manter o corpo bem saudável.
2. Limpa o fígado
O betacaroteno e outros carotenoides da abóbora melhoram a saúde dos tecidos do fígado e também ajudam a desintoxicar o órgão.
3. Ajuda a manter seus olhos saudáveis
Além de seus benefícios imunológicos, o betacaroteno e os outros carotenóides da abóbora, incluindo a luteína, são importantes para a saúde dos olhos.
Uma xícara de abóbora cozida contém mais de 200% da sua ingestão diária recomendada de vitamina A – o que ajuda a visão, especialmente no escuro.
4. Contribui para perda de peso
A abóbora é rica em fibra, ajudando você a se sentir mais completo e mais satisfeito por mais tempo.
A fibra também está associada à perda de peso.
Além disso, diminui a taxa de absorção de açúcar no sangue e é benéfica para a digestão.
5. Ajuda a manter sua pele saudável
Os antioxidantes presentes nas abóboras, particularmente os carotenoides e as vitaminas C e E, ajudam a melhorar a saúde da sua pele.
6. É uma escolha saudável para o coração
O potássio da abóbora tem um efeito positivo na pressão sanguínea.
Um estudo de 2017 publicado em “Nutrição, Metabolismo e Doenças Cardiovasculares” sugere que consumir potássio pode ser quase tão importante quanto diminuir a ingestão de sódio (sal) no tratamento da pressão alta.
Outro estudo mostrou como os participantes com a maior quantidade de betacaroteno tinham aproximadamente metade do risco de morte por doença cardiovascular em comparação com aqueles com menor quantidade.
A fibra solúvel da abóbora também é útil para reduzir o colesterol e triglicerídeos.
7. Pode ajudar a prevenir o câncer
A abóbora é repleta de antioxidantes, e comê-la com frequência pode ajudar a reduzir o risco de muitos tipos de câncer.
Especificamente, de acordo com National Cancer Institute (dos EUA), o beta-caroteno em abóboras pode desempenhar um papel na prevenção do câncer.
8. Pode ajudar a tratar diabetes tipo 2 e baixar o açúcar no sangue.
Um estudo de 2009, publicado em “Bioscience, Biotechnology e Bioquímica”, descobriu que substâncias em abóbora podem ajudar a melhorar a resistência à insulina e retardar a progressão do diabetes.
Múltiplos estudos, incluindo um estudo de 2007 publicado no “Journal of Medicinal Food” e um estudo de 2005 publicado no “Plant Foods for Human Nutrition”, demonstraram como as substâncias da abóbora podem reduzir os níveis de açúcar no sangue.
9. Reduz a inflamação e o risco de artrite
A ingestão regular de abóbora, devido aos seus carotenoides, pode diminuir inflamações.
Um estudo também mostrou como o aumento do consumo desses carotenoides está associado a um risco reduzido de desenvolver distúrbios inflamatórios, como a artrite reumatoide. Cura pela Natueza

Nenhum comentário:

Postar um comentário