segunda-feira, 4 de maio de 2020

Filho usa escada para conversar com mãe idosa sem quebrar isolamento social

Filho sobe em escada para falar com mãe idosa sem quebrar o isolamento social — Foto: Reprodução/TV Globo
 Foto: Reprodução/TV Globo
Um homem adotou uma estratégia diferente para poder manter a comunicação com a mãe, que tem 80 anos e está no grupo de risco da pandemia do novo coronavírus. Ao sentir sintomas compatíveis com os da Covid-19, ele se afastou da família e passou a usar uma escada para se debruçar na janela de casa e conversar com a idosa, que fica no quarto, no primeiro andar, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife.
A preocupação de Saulo Luiz de Albuquerque aumentou desde que começou a sentir sintomas de uma gripe. Pensando que poderia ter se contaminado como novo coronavírus, ele passou a intensificar a proteção para Dona Maria Emerita de Albuquerque.
A idosa sofreu uma fratura no fêmur, também teve um acidente vascular cerebral (AVC) e perdeu a visão. Com uma saúde debilitada, é tratada pelo filho como uma "joia rara", frágil e preciosa.
Conferente de cargas, Saulo teve que abandonar, temporariamente, alguns hábitos, como ficar com a mãe para abraçá-la. Agora, a escada se transformou no único meio para amenizar a saudade

Medo

Saulo mora no bairro Malaquias, com a mãe, filho, sobrinha e irmã, com quem divide os cuidados diários com dona Maria. Segundo ele, para além das dificuldades impostas pela pandemia, incluindo as financeiras, ficar longe da idosa é o que mais dói.
"O medo impera. Minha mãe já tem uma saúde muito frágil, devido à idade, a todas as doenças que já teve e por ser diabética. Minha maior vontade hoje seria voltar à rotina normal, penteando o cabelo dela, cortando o cabelo e as unhas, trocando a fralda dela. É o maior cuidado. A parte mais difícil, para mim, é o distanciamento. Dói muito, de verdade", afirmou Saulo.
Saulo começou a ter sintomas gripais no fim de abril e, alguns dias depois, chegou a ir a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde, segundo ele, a médica descartou a Covid-19. Entretanto, os sintomas foram bastante semelhantes, como febre, dor no corpo, dor de cabeça e outros sintomas respiratórios. G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário