quinta-feira, 11 de junho de 2020

Venda de fogos e fogueiras é proibida no São João do Recife por causa do novo coronavírus

Fogueiras de São João não poderão ser comercializadas no Recife — Foto: Reprodução/Tv Integração
Fogueiras de São João não poderão ser comercializadas no Recife — Foto: Reprodução/Tv Integração
Tradicionais no período junino, os fogos e as fogueiras não farão parte do São João dos recifenses em 2020, segundo a prefeitura. A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) informou, nesta sexta-feira (5), que não vai autorizar a instalação das 44 barracas que vendem esses artigos, por causa da pandemia do novo coronavírus.
Segundo informações da secretaria, a razão principal da proibição é que existe uma pandemia de uma doença (a Covid-19) que afeta justamente o sistema respiratório-pulmonar. Ainda de acordo com a prefeitura, os doentes podem ser ainda mais prejudicados pela fumaça produzida pelas bombas e fogueiras de São João.
Ainda segundo a Semoc, as fogueiras e fogos são usados normalmente em festas. Atualmente, porém, aglomerações superiores a dez pessoas são proibidas em todo o estado, para tentar evitar a disseminação da Covid-19.
Além dos pacientes da Covid-19, informa a nota divulgada pela prefeitura, os fogos e fogueiras podem causar "desconforto físico e emocional a crianças muito pequenas, idosos e portadores de condições especiais, como autismo, além de estressar animais domésticos".
A fiscalização das vendas ficará a cargo das equipes da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, com apoio do Procon Recife, que já têm realizado diariamente o ordenamento e controle comercial para cumprimento dos decretos estaduais e municipais de combate à Covid-19.
A prefeitura do Recife informa também que entrará em contato com os comerciantes cadastrados para vender os produtos, que receberão apoio e cestas básicas da gestão municipal.Pernambuco registrou, nesta sexta-feira (5), mais 1.004 casos e 71 óbitos por Covid-19, de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Com isso, o estado chegou a 38.511 confirmações e 3.205 mortes por essa doença causada pelo novo coronavírus  Esses registros começaram em março, com o início da pandemia.Do G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário