quinta-feira, 3 de junho de 2021

Governo de Pernambuco prorroga medidas restritivas até 13 de junho

 

(Foto: Tarciso Augusto/DP/Arquivo)

O estado de Pernambuco deve seguir com as medidas restritivas atuais por mais uma semana. Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (2), a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Ana Paula Vilaça, anunciou que o decreto atual, com validade até próximo domingo (6), continuará vigente até o dia 13 de junho e que a Macrorregião 3, no Sertão, também seguirá o esquema adotado pela Região Metropolitana do Recife (RMR). 


No cenário atual, a RMR e Zona Mata, que integram a Macrorregião 1, têm quarentena rígida nos fins de semana, sendo permitido o funcionamento apenas de atividades consideradas essenciais. Durante a semana, as demais atividades podem funcionar até às 20h. Nas 65 cidades do Agreste, sendo 53 municípios das Gerências Regionais (Geres) de Caruaru e Garanhuns, além das 12 cidades da Geres de Limoeiro, apenas as atividades essenciais podem funcionar, inclusive de segunda a sexta-feira.

Foi anunciado também que a Macrorregião 3, no Sertão, entrará no esquema válido para a Macrorregião 1. Agora, as regionais de Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada seguirão as normas já vigentes no Recife, Região Metropolitana e áreas da Zona da Mata, com restrições aos sábados e domingos, quando somente serviços autorizados podem funcionar. A Macrorregião 4, que contempla a região do Vale do São Francisco e Araripe, permanece no esquema de funcionamento até 20h, de segunda a sexta, e até 18h nos finais de semana.

“As medidas estão sendo tomadas a partir de um diálogo constante que o governo de Pernambuco vem mantendo com todos os setores e segmentos envolvidos que estão sendo diretamente impactados por tais medidas. E, atendendo a um dos principais anseios desses setores, temos a questão da previsibilidade. Estamos anunciando com uma certa antecedência para que eles possam se adequar e organizar o dia-a-dia de suas atividades”, declarou Ana Paula Vilaça.

A secretária aproveitou para reforçar a necessidade de se cumprir as regras de convivência para que a situação crítica do estado seja controlada. “O nosso comportamento vai ser o diferencial. Não adianta ter um decreto, um plano de convivência, se a gente não cumprir, se não usar a nossa máscara o tempo inteiro e da forma correta e se não respeitar as regras de distanciamento social, principalmente em datas especiais como o feriado de Corpus Christi e o dia dos namorados”, acrescentou.

Repercussão

A Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce) comunicou, por meio de nota, que vai pleitear ao governo estadual a prorrogação do horário de funcionamento, nos dias 10 e 11 de junho. O objetivo é diluir a concentração de pessoas que devem procurar os shoppings para comprar presentes de Dia dos Namorados. 

“Cerca de 50 mil trabalhadores das áreas de comércio e serviços em shopping centers sentem fortemente a falta de isonomia com a indústria, que pode funcionar 24 horas por dia, sete dias na semana. Os shoppings são ambientes controlados, sinalizados e com rígidos protocolos de segurança sanitária. As medidas restritivas atingem os lojistas e os seus funcionários, que querem vender os seus produtos e garantir suas rendas. Com os shoppings tendo horários reduzidos e fechados nos finais de semana, criam-se muitas dificuldades”, afirmou o presidente da Apesce, Paulo Carneiro. Diário de PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário