domingo, 15 de maio de 2022

'Lua de Sangue': saiba como observar o eclipse lunar total

 

A 'Lua de sangue' observada na California, nos Estados Unidos, em 2019 — Foto: Mike Blake/Reuters

Os fãs de astronomia tem um motivo especial para observar o céu entre a noite de domingo (15) e a madrugada de segunda-feira (16): é quando acontece o eclipse lunar total (confira horários ao fim da reportagem). O fenômeno também é conhecido como "Lua de Sangue" devido ao tom avermelhado que o satélite assume.


O Observatório da Sé, localizado no Alto da Sé, em Olinda, vai abrir a partir das 18h do domingo (15) para as pessoas que quiserem acompanhar o acontecimento astronômico.

"A observação de um eclipse é um evento democrático, sendo possível observar a olho nu”, disse o coordenador do observatório, Cleiton Batista.

Além do eclipse, também vai ser possível ver os planetas Júpiter, Saturno e Marte, que ficam visíveis durante a madrugada ao olhar para o leste, junto à constelação de Aquário. Quem estiver curioso para observar através de telescópios, o observatório disponibiliza sete para o público no domingo (15).Este será o único eclipse lunar total que acontecerá neste ano, segundo os astrônomos. O próximo será apenas em maio de 2025. Visível do começo ao fim no Brasil, o eclipse também vai poder ser observado na América do Norte e do Sul, Europa, África e em partes da Ásia.

"Para quem quiser ver o fenômeno de casa, basta começar observar, por volta das 22h30, a lua perdendo gradualmente seu brilho. Por volta das 23h27, é o início do obscuramento da lua, que resultará na sua visualização avermelhada, conhecida popularmente como Lua de Sangue", disse Batista.Um eclipse acontece quando a Terra está entre a Lua e o Sol. Se houver um perfeito alinhamento entre os três, o eclipse é total: a Lua fica "escondida" na sombra da Terra, deixando de ser visível para quem está na Terra.No entanto, como a luz do Sol não é totalmente bloqueada durante o eclipse, a faixa do espectro visível, que se aproxima ao vermelho, chega à superfície da Lua e deixa o nosso satélite natural avermelhado.

Confira os horários e fases do eclipse a partir do Grande Recife:

Domingo (15)

  • Início da fase penumbral do eclipse: 22h32
  • Início da fase parcial do eclipse: 23h27

Segunda-feira (16)

  • Início da fase total do eclipse: 0h29
  • Máximo do eclipse total: 1h11
  • Fim do eclipse total: 1h53
  • Fim da fase parcial do eclipse: 2h55
  • Fim da fase penumbral do eclipse: 3h50 
  • Do G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário