
Francis Lacerda, meteorologista do Laboratório de Meteorologia do Estado (Lamepe), alerta. “Se o nosso período chuvoso começa em abril e termina em julho, e a previsão de chuva contempla esses meses, nós estamos praticamente no início dessas previsões. Temos ainda uma tendência de continuidade dessas chuvas para o mês de junho e julho”.
A chuva castigou cidades e deixou milhares de desabrigados. O nível dos rios e das barragens subiu muito. Ruas, bairros e município inteiros ficaram debaixo d´água. Nos últimos 35 anos nunca se viu um mês de abril assim no Recife. Em maio, a média também já está acima do normal.
Com tanta chuva muita gente se pergunta com a previsão previsão para amanhã e para os meses de junho e julho, período mais chuvoso em Pernambuco. Para responder a estas questões visitamos o Laboratório de Meteorologia do Estado (Lamepe).
A meteorologia tem duas explicações para as fortes chuvas registradas no Estado. A primeira são as nuvens carregadas que vêm do continente africano passando pelo Atlântico. Essas nuvens encontram em Pernambuco uma temperatura mais alta. Essa diferença de temperatura ocasiona as chuvas torrenciais.
O outro fator é a alta temperatura da água do mar da costa pernambucana. O vento que vem do atlântico sul, com temperatura mais baixa, provoca a evaporação da água. Então, as nuvens ficam carregadas.+ab
Nenhum comentário:
Postar um comentário