quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Canavieiros propõem ações emergenciais de combate aos efeitos da seca

 (Ricardo Fernandes/DP/D.A Press)
Cerca de 12 mil produtores de cana, representados pela Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), participam nesta quarta-feira de um encontro no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a partir das 15h.
Na ocasião, os canavieiros vão propor ações técnicas para reduzir desastre da seca. Eles pretendem recorrer aos deputados estaduais que vão analisar a crise do setor sucroalcooleiro durante a reunião.
A categoria reivindica a adoção emergencial de medidas técnicas governamentais para reduzir os problemas oriundos da maior estiagem dos últimos 40 anos.
De acordo com a AFCP, é preciso investimento em insumos e mão de obra urgentemente. Em função da seca, os agricultores perderam 50% do faturamento. A situação retirou a autonomia deles para garantir o trato necessário dos canaviais, que deve ser feito no tempo adequado, sobretudo, em anos atípicos.

O setor já amarga uma redução de 35% da safra atual devida a estiagem prolongada por mais de sete meses e convive com a desvalorização de 15% no valor de mercado do preço da matéria prima do açúcar e etanol.
DIÁRIO DE PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário