A última vez que o sanfoneiro subiu em um palco foi no dia 13 de dezembro de 2012, em Exu, Pernambuco, em uma homenagem aos 100 anos do nascimento de Luíz Gonzaga.
Quatro dias depois, Dominguinhos foi internado em Recife, com infecção respiratória. Teve pelo menos cinco paradas cardíacas. Em janeiro, foi transferido para São Paulo.
Há cinco meses ele tinha uma infecção generalizada, insuficiência cardíaca e arritmia, usava um marca-passo, os rins não funcionavam, ele fazia hemodiálise e respirava com a ajuda de aparelhos.
Segundo o Hospital Sírio-Libanês, Dominguinhos já não usa mais o marca-passo e se curou da infecção. Os rins voltaram a funcionar, e ele não precisa mais do respirador artificial. Mas, na parte neurológica, Dominguinhos mantém apenas uma consciência mínima, responde a alguns estímulos e consegue manter os olhos abertos.
Mas fora do leito do hospital algo de sério vem acontecendo.
A segunda mulher do artista, Guadalupe Mendonça e o filho do primeiro casamento, Mauro Moraes estão sempre no hospital, mas não se falam, e travam uma batalha na justiça pela administração dos bens de Dominguinhos.
Em decisão polêmica, o filho pediu na Justiça a interdição do pai:
“O processo de interdição visa a manutenção da integridade daquela pessoa, da integridade do patrimônio daquela pessoa, porque a gente sabe que o processo é delicado, que os custos com a manutenção da saúde dele muito provavelmente serão altos”, explica ele, através de sua advogada Rita de Cassia Wiechnann.
O filho do sanfoneiro é contra Guadalupe ser a responsável pela administração dos bens de Dominguinhos. Mas ela mostrou várias procurações que recebeu do artista lhe dando pleno direito sobre tudo.
“Dá direito a tudo: abrir conta, fechar conta, fazer tudo. Jamais usei indevidamente”, afirmou Guadalupe Mendonça, explicando uma das procurações.
“Tudo bem que foi ele quem passou essa procuração para ela, mas eu não concordo porque a mulher não mora mais com ele, ela está separada há muitos anos”, justificou ofilho.
“Eu sou casada com Dominguinhos, mas a gente achou melhor morar separados”, disse ela, confirmando ainda que eles não convivem mais como marido e mulher.
A reportagem afirmou que em um ponto, Mauro e Guadalupe concordam:
“Eu desejo para o Dominguinhos amigos leais, saúde, a recuperação dele”, falou Guadalupe.
“A coisa que eu mais quero no mundo é, de repente, ele acordar e dizer ‘meu filho’ com aquele jeito dele”, comentou Mauro.
Para finalizar a reportagem especial, o programa exibiu famosos artistas nordestinos, como Elba Ramalho, Zé Ramalho, Moraes Moreira e Alceu Valença, expressando saudades e apelos para a melhora de Dominguinhos e que ele volte a cantar nos festejos de São João do ano que vêm.
Sobre a disputa judicial, o processo está em andamento e ainda não se teve as primeiras audiências.
O Fuxico
Nenhum comentário:
Postar um comentário