Além de Patos, foram registradas chuvas nos municípios de Manaíra (54,2 mm) Aparecida (23,8 mm), Paulista (22,8 mm), Santa Helena (22 mm) Vista Serrana (22 mm) e São Francisco (18 mm). De acordo com a meteorologista da Aesa, Carmem Becker, as precipitações ocorreram de forma isolada e ainda não foram observadas recargas significativas nos principais açudes públicos do Estado.
“Essas chuvas foram causadas por nuvens ‘convectivas’, que são originadas pelo calor e pela maior concentração de umidade presente no ar. Geralmente ocorrem entre os períodos da tarde e noite. A previsão para as próximas 48 horas é de tempo instável e propício a pancadas de chuvas em boa parte do Estado, especialmente no Sertão e Alto Sertão. Poderão ocorrer chuvas pontuais inclusive em áreas do Cariri/Curimataú”, informou.
A expectativa da meteorologista é de que a partir da segunda quinzena deste mês as chuvas sejam mais frequentes no semiárido paraibano. “Como estamos apenas no início do período chuvoso, que ocorre entre fevereiro e maio, espera-se que, no transcorrer do mês de fevereiro, as chuvas se tornem mais homogêneas”, acrescentou.
A previsão completa para cada região está disponível no site da Aesa, www.aesa.pb.gov.br, onde também são disponibilizados os níveis dos 124 açudes monitorados, a quantidade de chuva registrada nas principais cidades paraibanas, além de informações sobre autorização para uso da água bruta e participação nos comitês de bacias. Correio da PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário