quarta-feira, 8 de junho de 2016

Japonês da Polícia Federal é preso em Curitiba

Newton Ishii foi preso na terça-feira (7) / Foto: Giuliano Gomes/Estadão Conteúdo

JC Online e Estadão Conteúdo

O agente da Polícia Federal, Newton Ishii, foi preso nessa terça-feira (7), em Curitiba, no Paraná. O mandado de prisão foi expedido pela Vara de Execução Penal Justiça Federal de Foz do Iguaçu. Chamado de Japonês da Federal, o policial ficou conhecido por aparecer em fotos conduzindo presos e investigados da Operação Lava Jato.


O policial foi um dos 23 alvos da Operação Sucuri, deflagrada em 2003 para apurar um esquema formado por agentes da PF e da Receita Federal que facilitava o contrabando de produtos ilegais na fronteira com o Paraguai em Foz do Iguaçu. Segundo o advogado de Newton Ishii, ele foi condenado a quatro anos e dois meses, ainda em 2003.
Ishii responde a três processos derivados da operação, sendo um na esfera criminal, outro administrativo e um terceiro por improbidade administrativa. Em março deste ano, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou parcialmente o recurso do agente e manteve a sentença da Justiça Federal no Paraná que o condenou por corrupção e descaminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário