quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Pernambuco é o estado com mais prefeitos candidatos à reeleição


Eleito em 2012, o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), tentará a reeleição / Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Pernambuco é o estado brasileiro em que mais prefeitos serão candidatos à reeleição Levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que apenas 10,94% dos 128 gestores municipais que podem concorrer desistiram da reeleição no Estado. A grande maioria (88,28%) está disposta a disputar mais quatro anos mesmo em meio à crise, mostra a pesquisa. O principal exemplo é o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB).
O comportamento dos prefeitos pernambucanos vai de encontro ao identificado no resto do País. Na média nacional, o número de candidatos a reeleição é o menor das últimas três eleições municipais. No País, 23,3% dos políticos desistiu de tentar um novo mandato. Mais de um terço deles alegaram dificuldades de gestão como a justificativa para evitarem as urnas.
No mês passado, o Jornal do Commercio mostrou que a crise econômica deveria interromper o projeto de reeleição de diversos prefeitos pernambucanos; incluindo cidades estratégicas da Região Metropolitana, como Cabo de Santo Agostinho, Goiana e Moreno. A tendência no Brasil já era de alta nessa desistência.
“A regra nacional é que a crise está levando os prefeitos a desistirem a desistirem. Por causa das desonerações fiscais, em quatro anos você perdeu o equivalente a um ano do que seria arrecadado com IPI e Imposto de Renda”, explicou o prefeito de Cumaru, Eduardo Tabosa (PSD), primeiro secretário da CNM. “Você soma a isso a queda de receita própria e nos programas federais que a União transfere para os municípios. Você vê programas que não tiveram nem a reposição da inflação. Isso também desestimula”, argumentou.Do JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário