sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Região Nordeste vai mandar 51 representantes nas Olimpíadas do Rio


Nas Olimpíadas, o Brasil vai mandar 465 atletas, sendo 256 homens (55%) e 209 mulheres (45%) / Foto: reprodução da internet


Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o Brasil conta com a maior delegação de sua história. Ao todo, 465 atletas irão representar o País, sendo 256 homens (55%) e 209 mulheres (45%). A maioria será composta por novatos (316), enquanto que 149 são remanescentes de outras Olimpíadas. A modalidade que vai levar mais atletas é o atletismo, 67. Já o badminton, o golfe, o hóquei sobre a grama, a ginástica de trampolim e o rúgbi terão pela primeira vez representantes brasileiros.
Esses números mostram a evolução da delegação brasileira, que teve um aumento de 79,5% em relação à última edição: Londres, em 2012. Com isso, também crescem as esperanças para que o Brasil consiga superar o total de medalhas dos últimos jogos, que foram 17 (três de ouro, cinco de prata e nove de bronze). Ao longo das 21 edições olímpicas disputadas pelo País, foram conquistadas 108 medalhas (23 ouros, 30 pratas e 55 bronzes).


Para nos ajudar a ficar bem posicionado no quadro de medalhas, o Brasil ainda vai contar com a ajuda de 23 gringos de 13 países, que nos Jogos do Rio vão defender as cores brasileiras. Já na divisão dos atletas por região, o Nordeste vai mandar ao Rio de Janeiro 51 representantes, ficando atrás da Região Sul por apenas 22 desportistas, enquanto que o Sudeste obtém o maior número de atletas: 294. Porém, caberá a pernambucana Yane Marques ser a porta-bandeira do Brasil nas primeiras Olimpíadas disputadas no País.
“Acho que carregar a bandeira do seu país nos Jogos Olímpicos é algo muito honroso, ainda mais no seu próprio País. Então, sem dúvida, é algo que representa muito pra mim. Espero ser uma porta-bandeira muito alegre para mostrar ao mundo um pouco desse sentimento dos brasileiros”, contou Yane Marques.
Ao longo da história olímpica, o judô é a modalidade que mais trouxe medalhas para o Brasil (19). A vela conquistou 17 medalhas, o atletismo 14, a natação 13 e o vôlei de praia 11.

CURIOSIDADES

Com relação a algumas curiosidades sobre o perfil da delegação brasileira, a média de idade dos atletas é de 27 anos, com a maior concentração na faixa de 21 a 30 anos. A mais nova do grupo é a mesa-tenista Bruna Takahashi, de 16 anos, enquanto que Janice Gil, do tiro esportivo, é a mais velha com 54 anos. Quando se trata de altura e peso, a ginasta Flávia Saraiva é a atleta brasileira mais baixa, 1,33m, e a mais leve, 32kg.
Em contra-partida, com quase um metro a mais, o pivô da seleção de basquete, Nenê, é o mais alto da delegação com 2,11m. Já o mais pesado é o judoca Rafael Silva com incríveis 165kg.Do JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário