quinta-feira, 11 de maio de 2017

Recifense curado por milagre de pastorinhos vai à cerimônia de canonização

Jornalista Jaime Berbel deu palestra sobre os segredos de Fátima, no Santuário Arquidiocesano / Sérgio Bernardo/JC Imagem

Cidades JC

É nesta quinta, em Portugal, que o mundo inteiro ficará sabendo quem é o adolescente recifense que teve sua cura, após um acidente, reconhecida como milagre após a interseção dos três pastorinhos que presenciaram seis aparições de Nossa Senhora, há cem anos, segundo informou o jornalista espanhol Jaime Vilalta Berbel, que mora em Fátima há 47 anos e estava no Recife até a noite desta quarta. O jovem, de 16 anos, estará na cidade junto com a família para a cerimônia de canonização dos pastores Francisco e Jacinta Marto, evento que deve reunir cerca de um milhão de pessoas, no sábado. O processo de beatificação da pastorinha Lúcia dos Santos tramita desde 2008.


À época com seis anos, o garoto caiu de uma altura de sete metros, sofrendo um grave traumatismo cranioencefálico. Os médicos disseram que viveria em estado vegetativo ou, no máximo, com graves deficiências cognitivas. Familiares e uma comunidade de irmãs de clausura rezaram com insistência, pedindo a intercessão dos pastorinhos. Em 2 de fevereiro de 2007, uma equipe médica deu um parecer unânime de “cura inexplicável do ponto de vista científico”. Até hoje sua identidade não foi revelada.
Francisco e Jacinta morreram ainda crianças e já são beatificados. Agora se tornarão santos. Lúcia faleceu em 2005, aos 98 anos. Eles presenciaram seis aparições da Virgem, entre maio e outubro de 1917, que lhes revelou três segredos, considerados proféticos pela Igreja Católica

PROGRAMAÇÃO

Os cem anos das aparições estão sendo comemorados com vasta programação, que contarão com a presença do representante oficial do papa, dom Giovanni D’Aniello, que chega ao Recife hoje. Ele participa de uma série de encontros e preside a santa missa de encerramento da festa, no dia 13, às 19h, em cocelebração com o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido e vários padres. Antes, às 17h30, há a procissão com imagem de Nossa Senhora e depois será abençoada outra imagem que chegou ao Brasil há 77 anos e ainda não foi exposta.
Nesta quarta, o jornalista Jaime Vilalta Berbel, autor de livro sobre o segredo de Fátima, deu palestra sobre o tema. A empresária Fernanda Bazante, 31, e o marido, o engenheiro Carlos Buarque, 31, levaram as filhas Mariana, de 1 ano e 8 meses e Maria Eduarda, de 2 meses, para a missa no santuário. “Nós fomos educados na fé católica e vamos dar a mesma criação a nossas filhas”, falaram, contando que as meninas são consideradas uma graça da virgem, após a perda do primeiro bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário