terça-feira, 3 de outubro de 2017

Supostos ''vampiros'' morrem espancados por multidão no Malaui


Malaui tem histórico de crenças em vampiros / Foto: Pixabay
Malaui tem histórico de crenças em vampiros
Foto: Pixabay
AFP e JC

Pelo menos seis pessoas acusadas de beber sangue humano durante cerimônias de bruxaria morreram no último mês no Malaui, linchadas pela multidão. A informação foi dada nesta terça-feira (2) pela polícia do país africano.
Os supostos "vampiros" foram espancados até a morte pela multidão em três incidentes distintos ocorridos no distrito de Mulanje, no sul do país, disse à AFP um porta-voz da polícia do Malaui, James Kadadzera.
No último incidente, ocorrido no domingo, duas pessoas foram linchadas porque "suspeitava-se que bebiam sangue", explicou Kadadzera.
Em outro incidente, um chefe local foi assassinado por ser um suposto cúmplice dos "bebedores de sangue", explicou o oficial.
"Não existe nenhuma prova da existência desses bebedores de sangue e ninguém se queixou à polícia", disse Kadadzera, que acusa a população local de "ter querido tomar a justiça em suas mãos".

A polícia mobilizou uma centena de seus homens para devolver a calma à região.

Crença popular

A existência de vampiros é alvo de rumores e incidentes recorrentes em Malaui, um pequeno país do leste da África, onde as crenças populares estão bastante arraigadas.
Nos anos 1970, o governo do ex-ditador Kamuzu Banda foi acusado de matar os habitantes de um bairro popular de Blantire para vender seu sangue a sua vizinha África do Sul, na época sob o regime do apartheid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário