quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Operação Lei Seca tem reforço de 15% para Carnaval de Pernambuco


11.942 veículos foram abordados pela OLS no carnaval de 2017 / Foto: Fernando da Hora/ Acervo JC Imagem

JC Online

Durante o carnaval, a fiscalização de trânsito nos principais pontos de folia de Pernambuco irá aumentar. A partir das 0h desta sexta-feira (9), bloqueios da Operação Lei Seca (OLS) serão reforçados em todos os turnos nos principais corredores de festas e acessos às praias.
A ação do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, vai até a quarta-feira de cinzas (14), quando é finalizada a época festiva dos pernambucanos.
O coordenador executivo da OLS, Fábio Bagetti, reforçou que a combinação entre álcool e direção não dá certo, e que a operação irá ajudar “a salvar vidas”. “Iremos às ruas para reduzir o número de acidentados no trânsito pelo consumo de bebida alcoólica”.
Segundo a Secretaria de Saúde, 210 profissionais irão atuar nas ruas durante o carnaval, entre eles policiais militares, agentes do Detran-PE e técnicos de saúde para coordenar a operação.

A operação

A OLS irá às ruas com 12 blitzes educativas, com deficientes vítimas de acidentes de trânsito para fazer a conscientização de motoristas, e 73 de fiscalização, sendo assim 15% a mais que o reforço do carnaval de 2017. Os agentes de trânsito ficarão responsáveis pela distribuição de cartilhas e peças informativas, além de camisinhas e dicas de saúde.

Balanço

A Operação Lei Seca foi implantada no estado em 2011 após números alarmantes de acidentados no trânsito nas UTIs e enfermarias.
No carnaval do último ano, 11.942 veículos foram abordados pela OLS, totalizando 115 infrações por alcoolemia (6 crimes, 71 recusas ao teste do bafômetro e 38 constatações do consumo de bebida alcoólica pelo condutor).
No total, 70 veículos foram rebocados e 617 motoristas multados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário