sexta-feira, 27 de julho de 2018

Onde ver o eclipse da Lua, nesta sexta-feira, no Recife e Olinda


Telescópios serão disponibilizados pela UFRPE e pela UFPE para quem quiser ver o eclipse / Foto: Leo Motta / JC Imagem
da editoria de Cidades

O eclipse lunar total com maior duração do século 21 – considere que ainda estamos no final da segunda década deste intervalo de cem anos – é um bom motivo para você deixar o que estiver fazendo e parar para espiar o céu hoje por volta das 17h15, no horário de Recife, quando a oitava Lua cheia do ano despontar no horizonte. Não bastasse isso, o satélite natural nascerá avermelhado, num fenômeno conhecido como Lua Vermelha ou Lua de Sangue, e já influenciado pelo eclipse.
A capital pernambucana, por estar mais ao leste do Brasil, será a melhor cidade do País para apreciar o escurecimento da Lua. “Recife estará bem no centro da sombra do eclipse”, diz o professor Antônio Miranda, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Ele coordena atividades ligadas à astronomia.
Um eclipse acontece quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham. Isso faz com que a Terra fique diretamente entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz solar. O fenômeno de hoje vai durar cerca de 1 hora e 40 minutos. De acordo com o Observatório Nacional, a parte leste do Brasil (como Recife) verá o eclipse total, enquanto na parte oeste o evento celeste será visto parcialmente.
“Alguns raios de sol passam para a atmosfera da Terra e se abrem como um arco-íris. Esse tom avermelhado se reflete na Lua, por isso é chamada de Lua Vermelha ou Lua de Sangue”, explica Antônio Miranda.
A partir das 18h13, a Lua vai começar a sair da sombra mais escura. Nesse momento iniciará o eclipse parcial (quando ela fica como se estivesse faltando um pedacinho), que vai até as 19h19. Depois desse horário, ela começará a retomar sua luminosidade normal, o que marca a fase penumbral do eclipse, que vai terminar às 20h29 (quando o fenômeno terá fim).

TELESCÓPIO

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), não há previsão de muita nebulosidade no céu na hora do eclipse da Lua. Pode ocorrer chuva rápida e fraca mas só no começo do dia.
Será possível apreciar o eclipse de hoje a olho nu. Mas se a ideia é aproveitar ao máximo, vale usar binóculos. A UFRPE e a Federal de Pernambuco (UFPE) vão disponibilizar telescópios em seus câmpus do Recife.
Na Rural terá também uma oficina gratuita para fabricação e competição de minifoguetes, a partir das 14h. “Haverá um teatro científico, com os monitores vestidos de Galileu, astronautas e extraterrestres. Vamos também conversar sobre a recente descoberta de água líguida em Marte. E um saxofonista tocará o Bolero de Ravel quando a Lua nascer”, informa Antônio Miranda.
Para quem optar pela praia, em Boa Viagem, a sugestão é ficar perto do Parque Dona Lindu, onde o Grupo de Astronomia de Pernambuco (Astro-PE) estará. “Além do eclipse, Marte ficará mais brilhante porque estará mais perto da Terra”, conta o professor de astronomia James Solon.
Em Olinda, escolha a beira-mar de Casa Caiada, perto do Hospital de Trânsito do Exército. Nesse local haverá monitores do Espaço Ciência e do Observatório da Sé auxiliando a visão pelos telescópios.
O próximo eclipse total da Lua será na noite de 20 para 21 de janeiro de 2019.

ONDE VER O ECLIPSE

Recife
Dois Irmãos
– Na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no campo de futebol em frente à reitoria. Antes de observação do céu com telescópios, a partir das 17h, haverá competição de minifoguetes, com programação começando às 14h
Cidade Universitária
– Na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no terraço do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), a partir das 16h, também com telescópios
Boa Viagem
– Na praia, ao lado do Parque Dona Lindu, a partir das 17h, o Grupo de Astronomia de Pernambuco estará com um telescópio
Olinda
Casa Caiada
– Na varanda panorâmica do Shopping Patteo. O espaço é aberto ao público das 9h às 22h. A observação será a olho nu
– Na praia, na altura do Hotel de Trânsito do Exército. Haverá monitores do Espaço Ciência e do Observatório da Sé com telescópios

Nenhum comentário:

Postar um comentário