quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

3 utensílios de cozinha que podem trazer muitos prejuízos para a saúde


 Alguns utensílios de cozinha podem colocar a sua saúde em risco quando não são utilizados corretamente; veja quais são
Inofensivos à primeira vista, alguns utensílios de cozinha do dia a dia podem colocar a saúde em risco quando usados de forma errada. Nesse sentido, é importante prestar atenção no tempo de validade do itens e saber como higienizá-los corretamente para evitar expor a família ao risco de doenças e infecções.


Para ajudar nesse processo, João Pedro Lucio, coordenador técnico da franquia de serviços Maria Brasileira, lista três utensílios de cozinha que precisam da atenção dos consumidores. Você imagina quais são?

A tábua de corte, assim como outros utensílios de cozinha, pode colocar a sua saúde em risco; leia e veja as razões
1 . Tábua de corte
A tábua de corte, assim como outros utensílios de cozinha, pode colocar a sua saúde em risco; leia e veja as razões
As tábuas de madeira e de plástico são práticas e oferecem facilidade no corte dos alimentos. Entretanto, são as mais perigosas à saúde. “Os cortes que os materiais sofrem facilitam a aderência de restos de alimentos, além de proporcionarem um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias “, diz o especialista.
Para evitar complicações, o processo de limpeza é de extrema importância para eliminar as bactérias do utensílio. Para isso, o ideal é lavá-lo com água corrente e sabão neutro e, depois, deixá-lo de molho no vinagre por cinco minutos. Em seguida, o item deve ser seco com um papel toalha e armazenado em um ambiente arejado. Quando estiver desgastado, é a hora de comprar um novo.
As mais indicadas para uso, por sua vez, são as fabricadas em vidro, bambu e polietileno. “A única questão negativa da tábua de vidro é que o atrito com o material tira o corte da faca, que precisará ser afiada com maior frequência. Esses os materiais podem ser lavados apenas com água e detergente, possuem grande durabilidade e não riscam”, garante João Pedro.
2. Potes de plástico
Alguns materiais de potes de plástico não são recomendados para serem usados nos utensílios de cozinha; veja motivo.
Você sabia que a forma como os alimentos são armazenados é crucial para garantir a durabilidade deles? É por isso que os potes de vidro são os mais indicados para a utilização. “Eles são fáceis de higienizar, não reagem ao contato com a comida ou com o calor e podem ser refrigerados sem preocupações”, afirma.
A atenção precisa ser redobrada com os recipientes de plástico. Isso porque o material conhecido como bisfenol-A ou BPA libera toxinas quando entra em contato com alimentos e bebidas, trazendo prejuízos à saúde. “É preciso se atentar à qualidade do produto e ao seu prazo de validade. Um pote de plástico que foi lavado inúmeras vezes acaba ficando com rasuras causadas pela esponja, o que contribui para o armazenamento de resíduos”, adverte.
3. Esponja de lavar louça
A esponja de lavar louça é mais um item que integra a lista de utensílios de cozinha que podem fazer mal à saúde; veja.
De nada adianta tomar cuidado apenas com os itens de cozinha e esquecer da higiene da esponja de lavar louça . Afinal, você sabia que, após 15 dias de uso, ela acumula 680 milhões de fungos e bactérias? É isso mesmo! Diante desse dado assustador, o ideal é que o item seja trocada a cada duas semanas.
Além da troca frequente, é necessário também higienizá-la após o uso. E, para isso, não basta lavá-la na torneira. É necessário realizar um dos três métodos de higienização para garantir que esse mais esse da lista de utensílios de cozinha esteja adequado para o próximo uso, sem trazer contaminações e prejuízos à saúde.IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário