sábado, 19 de outubro de 2019

Governo de Pernambuco convoca voluntários para mutirão de limpeza de óleo nas praias


Plataforma vai cadastrar voluntários e orientá-los / Foto: Bruno Campos/JC Imagem
Plataforma vai cadastrar voluntários e orientá-los
Foto: Bruno Campos/JC Imagem
JC Online

O Governo de Pernambuco, através Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), convocou neste sábado (19) para um mutirão de limpeza em pontos críticos das praias atingidas por óleo no Estado.
O canal será feito através da plataforma Transforma Brasil, que vai coordenar o processo de inscrição e mobilização dos voluntários, além do encaminhamento para os devidos pontos de atuação.
Para participar, basta se inscrever no site da plataforma. No entanto a Semas faz um alerta ao alto poder de contaminação da substância encontrada no litoral pernambucano. É fundamental usar equipamentos de proteção individual, como luvas de PVC e botas de segurança ou outro calçado impermeável, além de máscaras, coletes, macacão e óculos de segurança.


ções deste sábado

O governador Paulo Câmara (PSB) sobrevoou, na manhã deste sábado, todas as praias atingidas pelo problema e criticou, mais uma vez, a omissão do governo federal no tratamento dessa questão. Anteontem, uma mancha enorme de óleo deixou um rastro preto na areia e no mar da Praia de Carneiros, em Tamandaré.
Nas praias de Ipojuca, a “invasão” das pequenas porções de óleo veio com a maré alta por volta das três horas da manhã deste sábado. Uma hora depois do óleo chegar às praias, uma multidão de voluntários formados por bugueiros, guias turísticos, moradores do local, turistas, funcionários de hoteis e até donos de pousadas começaram a retirar a substância misturada com a areia, numa ação concentrada nas praias Pontal do Cupe, Pontal do Maracaípe e Maracaípe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário