quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Gabaritos e provas do Enem serão divulgados nesta 4ª feira



Foto: Bobby Fabisak / JC Imagem
Os gabaritos das quatro provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep). As respostas dos testes de linguagens, ciências humanas, matemática e ciências da natureza estarão no site do órgão e no aplicativo do exame. A avaliação ocorreu nos últimos dois domingos, com a participação de cerca de 3,7 milhões de candidatos.
As notas individuais sairão somente em janeiro, mesmo mês que haverá inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). É com a média no Enem que os vestibulandos concorrerem a vagas de graduação em mais de 120 universidades públicas. De Pernambuco, integram o Sisu as federais UFPE, UFRPE e Univasf, a estadual UPE e os institutos federais IFPE e IF do Sertão.

TRI

É importante ficar atento, ao conferir o gabarito, para a cor do caderno de provas respondido pelo estudante. São seis gabaritos para cada dia. Mesmo com as respostas oficiais, não será possível saber a nota final do Enem.
Isso porque o sistema de correção da prova, que segue a chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI), não atribui um valor fixo para cada questão. Não dá para simplesmente contar quantas perguntas acertou e calcular a nota.
Quesitos mais acertados pelos candidatos são considerados mais fáceis, recebendo pontuação mais baixa. Questões com número menor de acertos são observados como mais difíceis e por isso têm um valor maior.

RETORNO

Os gabaritos e folhas de redação dos participantes de Pernambuco serão levados de avião, para o Rio de Janeiro, a partir de amanhã, até o próximo dia 22. Todo material, do Estado e do restante do País, vai para os galpões do consórcio aplicador, composto pela Fundações Getúlio Vargas (FGV) e Cesgranrio. São quase 10 milhões de cartões-resposta que passam por triagem e digitalização.

Portugal

Com a nota do Enem, é possível também conseguir financiamento estudantil e participar de programas como Sisu e o Prouni. E quem tem o sonho de estudar fora do Brasil, pode ainda usar a nota para ingressar em cursos de 42 instituições de Portugal, pelo Enem Portugal. JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário