sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Operação nacional contra pirataria digital cumpre mandados no Recife

Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos faz parte do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco), que fica no bairro de Tejipió, no Recife — Foto: Marina Meireles/G1
Foto: Marina Meireles/G1
Uma operação contra pirataria digital foi desencadeada em Pernambuco e outros 11 estado, nesta sexta-feira (1º). A Polícia Civil informou que foram emitidos dois mandados de busca e apreensão, ambos para endereços no Recife.
A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O objetivo é bloquear ou suspender 210 sites que transmitem filmes, séries e televisão de forma ilegal, além de 100 aplicativos de streaming ilegal de conteúdo.
A ação também quer impedir que esses conteúdos ilegais apareçam nos mecanismos de busca, como o Google, e quer remover perfis e páginas de redes sociais. A operação recebeu o nome de 404, que é a mensagem que a aparece no computador quando um site está fora do ar.
A identidade do alvo e outros detalhes sobre os locais da busca na capital pernambucana não foram divulgados. No estado, a ação ficou sob a responsabilidade da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DPCRICI), sob a coordenação do Delegado Eronides Meneses.
Segundo os investigadores, elementos coletados em meios digitais apontaram indícios o suficiente de autoria e materialidade do crime para emissão dos mandados.
Além dos mandados emitidos para Pernambuco, a ação buscou cumprir outros 28 de busca e apreensão nos estados do Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraíba, Santa Catarina e São Paulo.

Números da pirataria

Os dez websites piratas com o maior volume de tráfego no Brasil receberam, no ano de 2018, 1,3 bilhão de visitas, segundo dados divulgados pelos investigadores. Esses websites piratas receberam R$ 17 milhões em receitas publicitárias entre agosto de 2015 e agosto de 2016.
A estimativa é que existam cerca de 4,2 milhões de sinais piratas de TV no Brasil, e o prejuízo passa de R$ 9 bilhões ao ano. G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário