terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho se diz 'surpreso' com mandado de prisão


O político também afirmou que a acusação / Foto: José Cruz/ Agência Brasil
O político também afirmou que a acusação
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
JC Online

O ex-governador da Paraíba (PSB) afirmou que foi surpreendido com a decisão judicial decretando sua prisão preventiva. O político também afirmou que a acusação de que ele faz parte de uma organização criminosa é "genérica". Coutinho também prometeu que contribuirá com a justiça e que provará sua inocência. Na manhã desta terça (17), o ex-governador foi alvo da Operação Calvário, da Polícia Federal (PF), que cumpriu 54 mandados de busca e apreensão e 17 de prisão preventiva. Além da Paraíba, as buscas ocorreram no Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Goiânia e Paraná.
Por meio de nota, a PF disse que os alvos da operação poderão responder pelos crimes de organização criminosa, fraude em licitação, corrupção passiva e ativa. A nota também fala que o ex-governador está em viagem fora do Brasil e, por isso, teve seu nome incluído na difusão vermelha da Interpol.
A Operação Calvário mira suspeitos de desviar recursos públicos destinados aos serviços de saúde da Paraíba, por meio de fraudes em licitações e em concursos públicos. Além disso, a ação da PF visa combater a corrupção e financiamento de campanhas de agentes políticos, além do superfaturamento em equipamentos, serviços e medicamentos.

PSB diz que confia no ex-governador

O Partido Socialista Brasileiro (PSB), por meio de nota, afirmou que tem confiança na conduta de Ricardo Coutinho, ex-governador da Paraíba e alvo da Operação Calvário. O documento foi assinado pelo presidente nacional do partido, Carlos Siqueira.
Ainda na nota, o partido alega que apoia a apuração dos fatos e que espera que seja respeitado todo processo legal e o amplo direito de defesa.

PT sai em defesa dos socialistas

Em nota emitida nesta terça-feira (17), o PT repudiou o que chamou de "espetacularização política e midiática em torno das investigações e da decisão judicial desta terça (17/12) envolvendo o ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) e diversas pessoas ligadas aos seus dois mandatos." Veja a íntegra da nota, assinada inclusive pelo Senador pernambucano Humberto Costa. 
O Partido dos Trabalhadores repudia a espetacularização política e midiática em torno das investigações e da decisão judicial desta terça (17/12) envolvendo o ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) e diversas pessoas ligadas aos seus dois mandatos.
Uma investigação que deveria se revestir de sobriedade e objetividade foi mais transformada em prejulgamento na mídia, apesar da fragilidade técnica e jurídica da medida cautelar que decretou as prisões.
Causa espanto, por exemplo, a ordem de inclusão do nome de Coutinho na lista de alertas da Interpol, ato que não encontra qualquer justificativa na conduta do ex-governador.
É igualmente estranho o fato de a Rede Globo ter sido informada com antecedência e, em razão disto, ter transformado a operação policial em um espetáculo sensacionalista. Como tem sido praxe em casos que envolvem lideranças do campo popular, a acusação comanda a notícia sem que a defesa tenha direito equivalente.
O Estado de Direito precisa ser respeitado e o direito à ampla defesa não pode ser violado por práticas típicas do lawfare.
Brasília, 17 de dezembro de 2019.
Gleisi Hoffmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário