terça-feira, 31 de março de 2020

PE conta com 1,1 mil leitos de UTI e anuncia pedido para usar mais três hospitais durante pandemia


Secretários de saúde do Recife e de Pernambuco falam sobre medidas para enfrentar coronavírus — Foto: Governo de Pernambuco/Divulgação
Foto: Governo de Pernambuco/Divulgação
Pernambuco chegou, nesta segunda-feira (30), a 1,1 mil leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em meio às medidas tomadas para controlar a pandemia do novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, durante coletiva de imprensa transmitida pela internet. No mesmo dia, o estado também anunciou requisição administrativa de mais três hospitais para tratar os doentes de Covid-19, mas não divulgou a relação. Há, no estado, seis mortes e 77 casos confirmados.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que haja de um a três leitos de UTI em hospitais públicos, para cada 10 mil habitantes. Pernambuco tem quase 9,3 milhões de habitantes, o que faria com que o estado precisasse de cerca de 930 leitos.
"Hoje, estão entrando em operação mais leitos. Tínhamos 1.018 vagas de UTI no Sistema Único de Saúde (SUS) e, hoje, já superamos 1,1 mil. É a maior proporção de leitos por 10 mil habitantes do Nordeste, e está entre as 10 melhores no Brasil, mas precisamos aumentar em pelo menos 40% a nossa capacidade de UTI, para a pandemia do novo coronavírus", afirmou André Longo.
Nesta segunda, a prefeitura do Recife também anunciou a abertura de 19 novos leitos de UTI no Hospital da Mulher, na Zona Oeste. São previstas, para a unidade, 54 vagas de terapia intensiva e outras 154 de enfermaria, voltadas ao tratamento de pacientes com coronavírus.
Antes da coletiva de imprensa, o governo do estado divulgou uma nota, informando que convocou cinco entidades credenciadas como organizações sociais (OSs) para administração das unidades hospitalares que atuarão, exclusivamente, no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.
O governo havia anunciado, no dia 18, a requisição administrativa do Hospital Nossa Senhora das Graças (antigo Hospital Alfa), em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, e o antigo hospital Unicordis, no Torreão, na Zona Norte da capital. Este último foi substituído pela Maternidade Brites de Albuquerque, em Olinda.
O governo divulgou a relação das entidades que vão administrar os hospitais requisitados. "Foram convocados o Imip para o antigo Hospital Alfa, o Hospital Tricentenário para a Maternidade Brites de Albuquerque, e o Hospital de Câncer, Fundação Martiniano Fernandes e Instituto Humanize para as três unidades provisórias", diz a nota do governo estadual.

Cobrança

O secretário André Longo cobrou mais ação de prefeituras do Grande Recife para a ampliação dos leitos de enfermaria e de UTI para o controle da pandemia.
"Seria muito bom que outros municípios da Região Metropolitana também pudessem fazer esse esforço que o Recife está fazendo, para ampliar leitos. Jaboatão dos Guararapes, por exemplo, que tem uma pujança econômica; Ipojuca, Paulista, outros municípios que pudessem ajudar nesse esforço metropolitano, para que a gente possa estar mais preparados para a resposta necessária à Covid-19", declarou. G1PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário