quinta-feira, 16 de abril de 2020

Covid-19: Em dia com novo recorde diário de casos e mortes, PE registra óbitos de jovens de 18 e 22 anos

O estado totaliza 143 óbitos e 1.484 infectados. (Foto: Thomas Kienzle/AFP)
O estado totaliza 143 óbitos e 1.484 infectados. (Foto: Thomas Kienzle/AFP)
Pernambuco bateu um novo recorde diário em relação à Covid-19 nesta quarta-feira (15) com 28 mortes e 200 casos confirmados em 24 horas. Agora, o estado totaliza 143 óbitos e 1.484 infectados. Entre as mortes registradas no novo boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), estão as de duas mulheres de 18 e 22 anos. O boletim aponta um total de 68 pacientes já recuperados da doença.

O aumento recorde nos números de casos confirmados e de mortes é, na avaliação do secretário estadual de Saúde, André Longo, resultado de dois fatores. "Além da progressão da própria doença, também é reflexo do aumento da nossa capacidade de testagem, que mais que triplicou desde que o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco) iniciou a realização de testes no estado", disse. 

O secretáro reforçou a necessidade de a população cumprir as medidas de distanciamento social. "Temos visto um relaxamento no interior do estado. Vai chegar ao interior, então precisamos do apoio da população. Não acreditem em fake news ou em planos mirabolantes. Você ou uma pessoa que você gosta pode ser atingida e pode faltar o leito que ela precisa", frisou.

Segundo Longo, o estado vai receber 16 mil exames RT-PCR (da sigla em inglês para transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase) da Fiocruz do Rio de Janeiro. Desses, 6 mil já estão em Pernambuco e 10 mil devem chegar nesta quinta-feira (16). "Um avião está indo buscar a quantidade que ainda está faltando, pois tivemos um problema com a logística da entrega", explicou André Longo. 

Esse tipo de teste transforma o RNA do vírus em DNA. Em seguida, a molécula que transmite o código genético é ampliada utilizando fitas de DNA simples. É observado se há sinais do vírus nas amostras. Se for positivo, é confirmada a suspeita de coronavírus. 

Leitos
Nesta quarta, a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) criados para tratar pacientes com o novo coronavírus no estado é de 94%. "Estamos no nosso limite do trabalho no sentido da expansão de leitos de UTI. É preciso que a população perceba isso. Hoje, amanhecemos o dia com 15 vagas para a população", afirmou o secretário estadual de Saúde.

Dez novos leitos de UTI foram abertos nesta quarta no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), unidade de referência em tratamento de pessoas infectadas com o novo coronavírus no estado. Com essas vagas, passa para 43 o número de leitos de terapia intensiva no Huoc, além dos 133 leitos de enfermaria existentes, todos dedicados exclusivamente ao tratamento de pacientes da Covid-19.

Outros dez novos leitos de UTI deverão ser ativados no Oswaldo Cruz na próxima semana, de acordo com o governo do estado, segundo o governador do estado, Paulo Câmara. Ele ressaltou que para que isso acontecesse, foi destinado pelo governo do estado um montante de R$ 7 milhões ao Huoc em 2020.

O governador também destacou a nomeação de mais 224 novos profissionais de saúde para atuar na unidade. "Aproveito para agradecer a dedicação de todos os profissionais de saúde e de apoio, em nome dos médicos e enfermeiros do Oswaldo Cruz, pela dedicação e compromisso com que têm encarado esse desafio", disse. Em pronunciamento nesta quarta, ele também se dirigiu aos pernambucanos. "Você que acha que não tem problema de estar na rua, de visitar parentes e amigos e ignorar as recomendações sanitárias, veja o preço que os países do mundo que relaxaram com relação ao isolamento estão pagando. Ainda é tempo de rever essa posição e agir com responsabilidade", enfatizou.Diário de PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário