domingo, 5 de abril de 2020

Unidade das Lojas Americanas em Jaboatão é interditada pelo Procon e gerente é detido

Unidade das Lojas Americanas foi interditada pelo Procon de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, neste sábado (4) — Foto: Erik Gondim/Procon Jaboatão
 Foto: Erik Gondim/Procon Jaboatão
O Procon de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, interditou a unidade das Lojas Americanas localizada no Centro do município, neste sábado (4), por descumprir o decreto estadual de isolamento e fechamento de estabelecimentos para conter a pandemia de coronavírus e abrir as portas. A Polícia Militar informou que o gerente do local foi detido pelo crime de desobediência.
Segundo o coordenador de fiscalização do órgão, Erik Gondim, o responsável pela loja já havia sido alertado que o estabelecimento não se encaixava na lista de atividades essenciais desde o dia 26 de março, quando foi feita outra ação e o local havia sido fechado voluntariamente.
"Sabemos que, em outros estados, há decisões que autorizam a abertura dessas lojas. Ao chegarmos, perguntamos se eles tinham autorização para funcionar e disseram que não. Em virtude de potencial ameaça, a gente solicitou o apoio da força policial", apontou Gondim.
Em nota, a PM apontou que "deteve o gerente do estabelecimento pelo crime de desobediência, pois a loja estava aberta, não se enquadrando no decreto do governo que regula os estabelecimentos que devem funcionar nesse período de quarentena".
O homem foi encaminhado para a delegacia e liberado. "Ele assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência", apontou o coordenador do Procon. De acordo com Gondim, foi aberto um processo administrativo e o estabelecimento pode ser multado em até R$ 1 milhão.
G1 entrou em contato com as Lojas Americanas, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Coronavírus em Pernambuco

A Secretaria de Defesa Social (SDS) registrou, somente na quinta-feira (2), 760 ocorrências de locais que descumprem o decreto de isolamento social como prevenção ao novo coronavírus. No acumulado desde o dia 18 de março, são 18.772 casos de situações como aglomeração de pessoas e funcionamento de comércio, bares e restaurantes.
Neste sábado, houve mais quatro mortes e 40 novos casos de coronavírus, em Pernambuco. Com isso, subiu para 14 o número de óbitos de pessoas com a Covid-19. Além disso, houve 40 novos casos confirmados, totalizando 176. Foi o maior aumento em 24 horas, desde os dois primeiros pacientes, no dia 12 de março. Houve, ainda, seis novos pacientes curados, resultando em 23 recuperações. G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário