domingo, 24 de maio de 2020

Chuva e ventos derrubam árvores e causam transtornos no Grande Recife

Uma árvore tombou na Rua Jean Émile Favre, no bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp
Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp

As chuvas e ventos fortes que atingiram o Grande Recife, neste domingo (24), causaram transtornos como pontos de alagamento e quedas de árvores. Tapumes que isolavam o Edifício Holiday, na Zona Sul da capital, também foram derrubados. A Agência Pernambucana de Água e Clima emitiu um alerta de possibilidade de chuvas fortes na Região Metropolitana, Agreste e Zona da Mata do estado.
Tapumes também foram derrubados pelo vento — Foto: Reprodução/WhatsApp
Foto: Reprodução/WhatsApp
A meteorologista Edivânia Santos, da Apac, explicou que os ventos e a chuva foram resultado de um fenômeno climático chamado Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL), que passam pela região. "O fenômeno forma muita nuvem de chuva e, por gerar muita instabilidade, pode provocar rajadas de ventos e outros transtornos. É comum neste período do ano", disse.
Na estação de medição localizada no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, foram registrados ventos de até 43,2 quilômetros por hora. "São ventos súbitos, de curta duração e elevada velocidade. Mas eles não têm uma predominância de direção e podem ter sido mais fortes em outras áreas onde não temos medidor", afirmou.Tapumes usados para isolar o Edifício Holiday, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, foram derrubados pelo vento. Também houve queda de outdoor e de parte de um muro na Avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife.
Na Rua Quarenta e Oito, no bairro da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife, parte de uma árvore tombou sob a fiação elétrica e ficou pendurada, segundo os moradores.
Na Rua Jean Émile Favre, no bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife, outra árvore tombou e impediu a circulação de veículos. O vendedor Leonardo Guedes, que mora próximo ao local, relatou que a madrugada foi de muita chuva e vento. "Estava passando, vi a árvore e não dava pra ir em frente. Ventou e choveu muito. Algumas ruas ficaram alagadas", disse.No começo da manhã, havia pontos de alagamento nas avenidas Mascarenhas de Moraes e Sul, além de ruas do bairro do Ipsep e Imbiribeira.
A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) informou que está de prontidão para casos de queda de árvores e galhos e que equipes deveriam fazer a remoção das árvores caídas ao longo da tarde. A Defesa Civil do Recife reforçou que atende 24 horas através do 0800.081.3400.
No Recife, a Defesa Civil registrou, entre a meia-noite e 10h deste domingo (24), dez solicitações, entre pedidos de colocação de lonas e vistorias. A de Olinda registrou 11 chamados, a maioria para inspeção de barreiras e lonas. Do 1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário