terça-feira, 5 de maio de 2020

Painel do MPPE mede nível de adesão ao isolamento social nas cidades de Pernambuco

Painel mostra o índice de isolamento social por cidade pernambucana — Foto: Reprodução/Internet
 Foto: Reprodução/Internet
Desde o começo da pandemia do novo coronavírus, as autoridades de saúde recomendam o isolamento social como principal solução para conter a proliferação da doença Covid-19. Para mensurar o nível de isolamento em cada uma das cidades pernambucanas, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) elaborou o Painel de Isolamento Social, uma ferramenta pública disponível na internet.
Aglomeração no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo
 Foto: Reprodução/TV Globo
  • O painel mostra o percentual da população que está respeitando a recomendação de isolamento e existe para auxiliar as autoridades a direcionarem os recursos de segurança pública, comunicação e saúde.
Segundo essa ferramenta do MPPE, Pernambuco atingiu um índice de isolamento de 52,24% na segunda-feira (4), o que está distante do considerado como ideal pelas autoridades de saúde, que dizem que o número tem de girar em torno de 70%.
As cidades pernambucanas que lideram, nessa data, a adesão ao isolamento são Granito, no Sertão, e Olinda, no Grande Recife, com 61,7% da população isolada; sendo seguidas por Paulista, com 61,6%; e Camaragibe, com 60,9%, ambas na Região Metropolitana. A capital pernambucana aparece na 23ª posição, com 58,2% das pessoas em processo de isolamento social.Segundo o painel, as piores cidades ranqueadas, que são as que menos cumprem o isolamento social, são Inajá (42,1%), no Sertão, e Lagoa do Ouro (42%), no Agreste. Os dados são obtidos a partir da geolocalização dos celulares dos cidadãos com base no Mapa Brasileiro da Covid-19, elaborado pela empresa recifense inLoco.
Esse painel foi desenvolvido durante o Desafio Covid-19, uma iniciativa do MPPE, por meio do Laboratório de Inovações Tecnológicas e de Negócio (MPLabs); da Secretaria Estadual de Saúde (SES); e do Porto Digital de Pernambuco, através do Open Innovation Lab (OIL). O projeto incentivou soluções de tecnologia para conter a pandemia do novo coronavírus. G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário