sexta-feira, 19 de junho de 2020

Governo de Pernambuco considera seguro antecipar abertura de bares e restaurantes


ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Os bares e restaurantes de Pernambuco terão a data para começar a retomar as atividades adiantada em uma semana. Pelo cronograma inicial do Plano de Convivência com a covid-19 do Estado, o setor tinha previsão de retorno a partir do dia 13 de julho (etapa 7), com apenas 50% da capacidade. Seguindo os critérios do plano, como a curva epidemiológica tem mostrado tendência à estabilização nas primeiras semanas de retomada, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, por ora, já tem no cronograma a antecipação da flexibilização em uma semana. 

Seguindo o novo cronograma, a retomada do setor deverá começar no dia 6 de julho (etapa 6). "Em diálogo com o setor, a Abrasel solicitou que a flexibilização das restrições fosse antecipada para a etapa 4 (dia 22 de junho) e, em seguida, reapresentou pedido para que a atividade passasse a integrar a etapa 5 (29 de junho). O comitê socioeconômico de enfrentamento ao coronavírus, considerando a relevância do setor para a economia e avaliando os indicadores monitorados pela Saúde, considerou segura a antecipação da reabertura, mas dentro da etapa 6 (a partir do dia 6 de julho)", confirma a secretaria de Desenvolvimento Econômico.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Seccional Pernambuco (Abrasel-PE) ainda esperava uma resposta do governo quanto ao pedido de adiantamento para o dia 29. "Agora, com a finalização dos protocolos, a gente acharia prudente que o governo flexibilizasse pro dia 29 (de junho). Não queremos entrar em mais um mês com o fluxo de caixa paralisado, sem capacidade de pagamento e necessidade de reposição do estoque ou capital de giro", diz o presidente da Abrasel-PE, André Luiz Araújo. 
A secretaria reforça que o Plano de Convivência segue aberto a ajustes e pode ter etapas antecipadas ou adiadas, "respondendo diretamente ao comportamento dos indicadores de saúde.".

Protocolo preventivo

Ainda conforme a Abrasel, o protocolo elaborado para o setor foi entregue ao governo desde o mês de abril, sendo aprovado em quase sua totalidade. "O nosso protocolo está sendo muito bem aceito pelo governo. Obviamente sabemos que a saúde vem em primeiro ligar, mas como o sistema de saúde está fornecendo informações mais positivas, é hora de cuidarmos das empresas também", diz o presidente da Abrasel-PE. 
No Estado há pelo menos 15 mil bares e restaurantes, sendo 7 mil pequenas empresas. Independentemente da data de retorno, a volta se dará com 50% da capacidade, além de continuar aplicando medidas para manter o distanciamento social e a higienização, conforme será definido em protocolo.
"Nossa expertise é segurança de alimentos, já cumprimos regulamentações da Anvisa. Estamos nos adaptando a esse novo momento, mas sempre atendendo à Vigilância sanitária e os demais órgãos de saúde", reforça. A Abrasel tem investido em cursos online de capacitação para a volta às atividades, além de disponibilizar orientações gerais sobre essa nova fase de forma gratuita no site da associação. Do JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário