Governo de Pernambuco considera seguro antecipar abertura de bares e restaurantes


ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Os bares e restaurantes de Pernambuco terão a data para começar a retomar as atividades adiantada em uma semana. Pelo cronograma inicial do Plano de Convivência com a covid-19 do Estado, o setor tinha previsão de retorno a partir do dia 13 de julho (etapa 7), com apenas 50% da capacidade. Seguindo os critérios do plano, como a curva epidemiológica tem mostrado tendência à estabilização nas primeiras semanas de retomada, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, por ora, já tem no cronograma a antecipação da flexibilização em uma semana. 

Seguindo o novo cronograma, a retomada do setor deverá começar no dia 6 de julho (etapa 6). "Em diálogo com o setor, a Abrasel solicitou que a flexibilização das restrições fosse antecipada para a etapa 4 (dia 22 de junho) e, em seguida, reapresentou pedido para que a atividade passasse a integrar a etapa 5 (29 de junho). O comitê socioeconômico de enfrentamento ao coronavírus, considerando a relevância do setor para a economia e avaliando os indicadores monitorados pela Saúde, considerou segura a antecipação da reabertura, mas dentro da etapa 6 (a partir do dia 6 de julho)", confirma a secretaria de Desenvolvimento Econômico.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Seccional Pernambuco (Abrasel-PE) ainda esperava uma resposta do governo quanto ao pedido de adiantamento para o dia 29. "Agora, com a finalização dos protocolos, a gente acharia prudente que o governo flexibilizasse pro dia 29 (de junho). Não queremos entrar em mais um mês com o fluxo de caixa paralisado, sem capacidade de pagamento e necessidade de reposição do estoque ou capital de giro", diz o presidente da Abrasel-PE, André Luiz Araújo. 
A secretaria reforça que o Plano de Convivência segue aberto a ajustes e pode ter etapas antecipadas ou adiadas, "respondendo diretamente ao comportamento dos indicadores de saúde.".

Protocolo preventivo

Ainda conforme a Abrasel, o protocolo elaborado para o setor foi entregue ao governo desde o mês de abril, sendo aprovado em quase sua totalidade. "O nosso protocolo está sendo muito bem aceito pelo governo. Obviamente sabemos que a saúde vem em primeiro ligar, mas como o sistema de saúde está fornecendo informações mais positivas, é hora de cuidarmos das empresas também", diz o presidente da Abrasel-PE. 
No Estado há pelo menos 15 mil bares e restaurantes, sendo 7 mil pequenas empresas. Independentemente da data de retorno, a volta se dará com 50% da capacidade, além de continuar aplicando medidas para manter o distanciamento social e a higienização, conforme será definido em protocolo.
"Nossa expertise é segurança de alimentos, já cumprimos regulamentações da Anvisa. Estamos nos adaptando a esse novo momento, mas sempre atendendo à Vigilância sanitária e os demais órgãos de saúde", reforça. A Abrasel tem investido em cursos online de capacitação para a volta às atividades, além de disponibilizar orientações gerais sobre essa nova fase de forma gratuita no site da associação. Do JC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRIANÇA MORRE NA UPA DE ARARIPINA APÓS DAR ENTRADA COM SINAIS DE VIOLÊNCIA SEXUAL

Mulher Mata Marido e Entrega o Pênis Para Amante Na Paraíba

Preso policial militar suspeito de estuprar mulher em posto do BPRv no Cabo