sexta-feira, 12 de junho de 2020

Recife deve reabrir comércio de rua e praias antes de outras cidades de Pernambuco

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
 FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Sem informar datas para antecipar a abertura de atividades socioeconômicas na capital, a Prefeitura do Recife e o Porto Digital apresentaram ontem a metodologia de um estudo cuja proposta é conduzir ações e avaliar impactos das mudanças para a retomada gradual das atividades comerciais, econômicas e sociais na cidade.
Segundo as gestões municipal e estadual, o trabalho da capital (estabelecido em cinco fases de convivência com a epidemia) não vai de encontro com o Plano de Convivência com a Covid-19 já anunciado pelo Governo de Pernambuco. “A gente tem mais ou menos os mesmos pontos de liberação em cada fase (do plano), mas o Recife vai sair da quarentena antes do Agreste. Foi aqui que (a epidemia) começou. Provavelmente o Recife vai chegar na fase amarela (a intermediária, que permite abertura de comércio de rua e praias, por exemplo) antes do resto do Estado”, explicou o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.
As cinco fases de convivência com a pandemia da Prefeitura do Recife podem avançar ou retroceder a partir da análise permanente dos indicadores de risco e relevância das atividades econômicas. Para isso, foi desenvolvida uma plataforma de dados e algoritmos para facilitar e instrumentar a tomada de decisão sobre qualquer operação de interesse da cidade. A partir dessa metodologia, a abertura gradual e controlada das atividades será avaliada permanentemente por um comitê, que acompanha diariamente os dados e se reúne sistematicamente todas as segundas e quinta-feiras.
“A Prefeitura do Recife demandou ao Porto Digital a confecção de um plano de convivência com a covid-19. Foi contratado um conjunto de cientistas, a maioria ligados à Universidade Federal de Pernambuco, para confeccionar um plano que garantisse a segurança das pessoas ao mesmo tempo que tivéssemos assertividade na volta das atividades econômicas”, explicou Lucena.

BALANÇO

O Recife totaliza atualmente 17.685 casos confirmados da covid-19, sendo 10.559 leves e 7.126 graves. Até agora 1.402 pacientes evoluíram para o óbito. Além disso, o boletim epidemiológico da cidade aponta um total de 13.582 pacientes já recuperados da doença na cidade.
Já em todo o Estado de Pernambuco são 42.994 casos confirmados do novo coronavírus, sendo 16.557 quadros que evoluíram de forma grave. Além disso, o Estado soma 3.633 mortes e 25.794 pessoas curadas da doença.  Do JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário