segunda-feira, 27 de julho de 2020

Donas de escola em Jaboatão dos Guararapes vendem galeto para não fechar as portas

Donas de escola particular começaram a vender galetos na pandemia para não fechar as portas — Foto: Reprodução/TV Globo
Foto: Reprodução/TV Globo
A pandemia do novo coronavírus atingiu a escola infantil das sócias Andreia Izidro e Vanessa Gomes. Com aulas presenciais suspensas desde março, várias matrículas foram canceladas e cresceu o índice de inadimplência. Em vez de fechar as portas, elas foram à luta e passaram a vender galetos em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, para conseguir pagar as contas. 
    "Os pais, mesmo aqueles que mantêm as crianças na escola, muitos deles são comerciantes e não conseguem manter o pagamento da mensalidade. Mesmo com a gente tendo dado uma redução, ainda assim está difícil. Procuramos um plano B para conseguir, pelo menos, manter o nosso sonho, que é a escola", afirmou Andreia.
    As amigas desembolsaram R$ 3,5 mil para montar a estrutura, aprenderam a tratar, temperar e assar os galetos. Estes são vendidos em um trecho na Avenida Bernardo Vieira de Melo, no bairro de Candeias.
    "Foi uma batalha enorme para chegar nesse lugar. Passamos por cinco locais, e, desses cinco, fomos expulsos de cada um deles. Esse foi nosso sexto lugar, pois o dono desse estabelecimento permitiu que a gente ficasse aqui na frente. Foi muito choro, muito desespero, mas conseguimos vencer e conseguimos um local para colocar o plano B em prática", disse Vanessa.A rotina, de acordo com as sócias, tem sido dura. De segunda a sexta, o trabalho é para estruturar e transmitir as aulas on-line. Os finais de semana, antes dedicados ao lazer, são reservados para a nova atividade.
    Em dois finais de semana, o resultado foi bom, segundo as duas mulheres, que conseguiram o objetivo traçado: arrecadar o suficiente para pagar contas importantes para a escola. E assim esperam continuar, até que as aulas presenciais recomecem e tragam de volta os alunos.
    "Falo sempre às mães que estamos na escola por escolha, não por opção, porque amamos o que fazemos", contou Andreia.Pernambuco confirmou, no domingo (26), 1.714 novos casos da Covid-19. O boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde apontou também o registro de mais 53 mortes. Com isso, o estado tem 88.466 confirmações do novo coronavírus e 6.352 óbitos, desde o início da pandemia, em março. G1 PE

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário