sexta-feira, 17 de julho de 2020

Veja o que é um meteoro do tipo bólido, que causou clarão visto no Sertão de Pernambuco

REPRODUÇÃO/YOUTUBE CLIMA AO VIVO
FOTO: REPRODUÇÃO/YOUTUBE CLIMA AO VIVO
Após o Grupo de Astronomia de Pernambuco analisar imagens do clarão seguido de forte barulho vindo do céu, que intrigou moradores do Sertão do Estado na noite dessa quarta-feira (15), concluiu-se que o fenômeno foi um meteoro do tipo bólido, que tem aproximadamente o tamanho de um melão e é extremamente brilhante, e não um fireball, como os pesquisadores haviam suspeitado inicialmente. 
De acordo com o astrônomo James Solon, do Grupo de Astronomia de Pernambuco, o bólido provoca uma claridade muito maior do que um meteoro fireball, além de vibrações. "Quando os estampidos sônicos se rompem na atmosfera onde o bólido já está terminando a passagem, são causadas vibrações, então as pessoas sentem a terra tremer e objetos, como as telhas das casas, por exemplo", explicou.
Mesmo causando um grande ruído, a queda de um bólido, segundo o astrônomo, dificilmente traz risco. "O objeto cai fragmentado, por isso, se cair perto de residências pode causar buracos no chão, causar danos em veículos, mas é muito difícil de acontecer. A probabilidade de ganhar na loteria é maior", garantiu.
De acordo com a Rede Brasileira de Observação de Meteoros, o bólido foi visto, além de Pernambuco, nos estados da Paraíba, Ceará e Bahia.

Trajetória 

O Grupo de Astronomia de Pernambuco irá continuar estudando as imagens para entender a trajetória do meteoro. De acordo com James, pelo que os pesquisadores já observaram, é possível que o objeto tenha caído no sul do município de Arcoverde. Caso os astrônomos encontrem fragmentos do objeto, será a primeira vez na na história do Estado, segundo James.
Por volta de um mês, fragmentos de um meteoro do tipo bólido foram encontrado em Tóquio, no Japão.Do JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário