quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Polícia faz operação para prender suspeitos de assassinatos e tráfico de drogas no Grande Recife

Presos na operação Canoas, da Polícia Civil, foram encaminhados para o GOE, no Recife, nesta quarta-feira (26) — Foto: Reprodução/TV Globo
Foto: Reprodução/TV Globo

 A Polícia Civil deflagrou, nesta quarta (26), uma operação para desarticular e investigar uma organização criminosa ligada à prática dos crimes de homicídio, tráfico de drogas e porte ilegal de armas de fogo. Ao todo, foram emitidos 19 mandados pela Vara Criminal de Igarassu, no Grande Recife.

Em julho, o estado chegou ao sétimo mês seguido de alta no número de assassinatos: foram 321 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), número 28,9% maior que os 249 do mesmo período de 2019, segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS). Nos sete primeiros meses do ano, foram contabilizados 2.284 homicídios - aumento de 14%.

A investigação da operação Canoas, desencadeada nesta quarta, começou em junho de 2019 e faz parte dos esforços para diminuir os índices da violência no estado.

Dos 19 mandados, oito são de prisão, nove de busca e apreensão domiciliar e dois mandados de busca e apreensão de adolescente em conflito com a lei. Não foi informado se algum dos alvos já estava no sistema prisional.

A operação contou com 100 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. Segundo a polícia, a operação foi realizada no âmbito da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (Dintel).

Os presos e materiais apreendidos foram encaminhados para a sede do Grupo de Operações Especiais (GOE), no bairro do Cordeiro, no Recife.A Polícia Militar (PM) também reforçou as ações contra assassinatos no estado. Intitulada de Raio, a operação conta com cem policiais e tem como objetivo a repressão do tráfico de drogas, um dos principais motivos dos assassinatos no estado, segundo a corporação.

A cerimônia de lançamento da operação aconteceu no Quartel do Derby, na terça-feira (25), e lembrou os 69 anos do Batalhão de Radiopatrulha e o Dia do Soldado. As ações não têm data para terminar.

De acordo com a polícia, a maioria dos agentes envolvidos na operação se formaram no fim do ano passado e receberam capacitação em radiopatrulhamento, táticas policiais, conduta de patrulha, armamento e direção defensiva.Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário