quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Eventos com capacidade ampliada e parques de diversões voltam a funcionar

 

Venda e consumo de alimentos e bebidas serão liberados nos cinemas. (Foto: Peu Ricardo/DP)

A Região Metropolitana do Recife, Zonas da Mata Sul e Norte e a Gerência Regional de Saúde (Geres) de Caruaru avançam para a etapa 10 do plano de flexibilização das atividades econômicas em Pernambuco. A partir da próxima segunda-feira, estarão liberados para funcionar parques de diversões, parques temáticos e similares. Também haverá ampliação para o setor de eventos, aumentando os corporativos, sociais e culturais para até 300 pessoas ou 50% da capacidade do estabelecimento. Cinemas e teatros poderão voltar a vender alimentos e bebidas. Além disso, em todo o estado, o comércio de rua terá ampliação, podendo receber um cliente para cada cinco metros quadrados e com funcionamento liberado até meia noite.


A capacidade para os parques de diversões, temáticos e similares será de 50% de público neste primeiro momento. Entre os protocolos, está o distanciamento social de um metro e meio nas áreas comuns e de um metro dentro dos brinquedos, além da higienização obrigatória de todos os equipamentos após a utilização. Já, com a ampliação dos eventos culturais, os cinemas e teatros poderão ter lotação aumentada para 50%. A partir de segunda-feira também poderão retornar a venda e o consumo de alimentos e bebidas nas salas de exibição nas Geres que avançam para a etapa 10. 


Interior

Também haverá avanço em outras Geres, como as de Ouricuri e Afogados da Ingazeira, que passam para a etapa nove. Desta forma, os serviços de alimentação podem funcionar das 6h até meia noite e a capacidade é ampliada de 50% para 70%. Também é permitida a volta dos eventos sociais e culturais, com limitação de até 100 pessoas ou 30% da capacidade do estabelecimento. Ainda serão liberados o funcionamento dos cinemas e teatros, seguindo protocolos específicos e já com a venda e consumo de alimentos e bebidas. As demais Geres de Pernambuco permanecem na etapa nove do plano de flexibilização.

"Nosso plano de convivência tem se mostrado efetivo baseado nos números e dados da Saúde. Estamos validando o cronograma que colocamos como previsão há 15 dias. O sucesso é vinculado ao comportamento dos estabelecimentos e pessoas. O cumprimento dos protocolos tem permitido fazer avanços sem que os números de casos cresçam no estado", afirmou Bruno Schwambach, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. Diário de PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário