terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Veleiro com 1,5 tonelada de cocaína interceptado a 270 quilômetros da costa chega ao Porto do Recife

 

Foto: Reprodução/TV Globo

O veleiro carregado com 1,5 tonelada de cocaína que foi interceptado pela Marinha a 270 quilômetros da costa chegou ao Porto do Recife na manhã desta terça-feira (16). Segundo as Forças Armadas, cinco pessoas foram presas na operação, realizada em parceria com entidades internacionais de combate ao narcotráfico .

Imagens  mostraram que duas lanchas e um navio escoltavam o barco até a entrada do porto. Também foi possível ver a chegada do navio da Marinha. A embarcação atracou às 7h05.

Após desembarcar, os cinco presos foram encaminhados para a Superintendência da Polícia Federal (PF) no Cais do Apolo, região central da capital, para passar por audiência de custódia. A corporação também informou que a droga apreendida vai ser incinerada.A operação que resultou na interceptação do barco foi realizada pela Marinha e pela Polícia Federal, em parceria com o Centro de Análise e Operações Marítimas de Lisboa, em Portugal; com o Drug Enforcement Administration, dos Estados Unidos; e com o National Crime Agency, do Reino Unido.

Foi a troca de informações entre as agências que possibilitou a identificação do transporte de grande quantidade de cocaína no veleiro catamarã. A embarcação teria partido do Brasil com destino à Europa. Havia mais de 70 pacotes com droga, segundo a Marinha. Um navio-patrulha oceânico foi utilizado para interceptar a embarcação, que foi encontrada ainda em águas jurisdicionais brasileiras, na noite do domingo (14). Policiais federais participaram da operação e deram voz de prisão aos cinco tripulantes do veleiro, todos brasileiros.

De acordo com a PF em Brasília, há um órgão central, um grupo especial, ligado à cooperação internacional para investigar tráfico internacional de drogas, que recebeu informações de que o veleiro estaria em áreas territoriais brasileiras, aguardando para transportar cocaína para a Europa. Do G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário