sábado, 20 de março de 2021

PE recebe mais 208 mil doses, amplia vacinação contra Covid para idosos acima de 70 anos e anuncia compra da Sputnik

 

Nova remessa de vacina contra Covid-19 chegou ao Aeroporto Internacional do Recife neste sábado (20) — Foto: Heudes Regis/SEI/Divulgação

O governo de Pernambuco anunciou, neste sábado (20), a chegada de mais 208 mil doses de vacina contra Covid-19 e ampliação do público a ser imunizado, passando a incluir idosos a partir de 70 anos.

Além disso, o estado divulgou acordo de compra de 4 milhões de doses da vacina Sputnik V, adquirida através de negociação direta do Consórcio 

    Até então, o estado vacinava idosos a partir de 75 anos, mas cabe aos municípios organizar o esquema de vacinação, além de outros grupos prioritários da área de saúde. No Recife, por exemplo, são imunizadas pessoas a partir de 69 anos.A vacina Sputinik ainda não conta com aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para apoiar a comercialização no país, os russos firmaram parceria com a farmacêutica brasileira União Química, que tem até o dia 16 de maio para apresentar a documentação complementar para obter autorização de uso emergencial.

    "Assinamos o contrato de compra de 4 milhões de doses da vacina Sputnik. Uma negociação direta do Consórcio Nordeste com o Fundo Soberano da Rússia para ampliar a quantidade de doses à disposição do Plano Nacional de Imunização. Os primeiros lotes da Sputnik chegam ao Brasil no mês de abril", disse o governador Paulo Câmara (PSB).Das 208 mil doses recebidas pelo estado neste sábado (20), 172 mil foram da CoronaVac e 36 mil da de Oxford/AstraZeneca.

    “Poderemos utilizar não só essas vacinas, mas também as 198 mil doses que já foram repassadas aos municípios no meio da semana, todas como primeira dose. Ou seja, são 400 mil doses que serão aplicadas em sua totalidade, sem necessidade de guardar 50% para a segunda aplicação”, disse o governador.

    Segundo Paulo Câmara, até o fim do sábado, todas as gerências regionais de saúde já devem ter recebido as novas doses para repassar às cidades.

    O governador lembrou, ainda, que o estado segue em quarentena e pediu à população que colabore com as medidas de prevenção à doença. "Enquanto não chega a sua vez de vacinar, evite sair de casa. Se for necessário sair, use máscara o tempo todo”, declarou.G1  PE

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário