domingo, 11 de julho de 2021

Presidiário é morto e dois ficam feridos durante briga dentro de penitenciária de segurança máxima

 

Morte de preso ocorreu na Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, no Grande Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Um presidiário foi morto e dois ficaram feridos, neste sábado (10), na Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, no Grande Recife. Segundo o secretário de Justiça de Pernambuco, Pedro Eurico, o crime ocorreu dentro de um dos pavilhões da unidade de segurança máxima.

Ainda de acordo com o secretário, o tumulto ocorreu por volta das 5h30 deste sábado. “Foi uma briga entre os presos”, declarou.

De acordo com o Sindicato dos Policiais Penais do estado, o nome da vítima é Edinaldo José de Barros.

O secretário informou que um dos detentos foi flagrado pelos companheiros de pavilhão roubando objetos em uma cela. Esses presos são conhecidos como “ratos de cadeia”.

Revoltados com o roubo, outros presidiários espancaram o suspeito de ter subtraído os objetos da cela. Eles jogaram esse homem para fora do pavilhão, no pátio da penitenciária.

“Os presos que viram isso ficaram com raiva e espancaram os detentos que tinham agredido o suspeito de roubo”, disse o secretário.

A perita criminal Raíssa Matos, do Grupo Especializado em Perícias de Homicídios, informou que o homem que morreu apresentava três lesões na cabeça por arma branca.

Segundo a Secretaria-Executiva de Ressocialização (Seres), Nilton Alves de Santana Filho e Michael Ferreira de Abreu foram levados para um hospital do Grande Recife.

O nome da unidade não foi divulgado. A Seres também não informou o estado de saúde dos feridos.

O Sindicato dos Policiais penais informou que, depois da confusão, foi realizada uma revista na unidade prisional. As equipes apreenderam uma pistola calibre 380, 13 munições e carregadores da arma.

Por meio de nota a Seres disse que os envolvidos na briga "serão submetidos ao Conselho Administrativo Disciplinar e encaminhados à delegacia para apurar as circunstâncias em que o fato ocorreu.No dia 30 de junho, dois revólveres calibre 38 foram apreendidos em uma ação realizada dentro da penitenciária. Na revista na unidade de segurança máxima, os policiais penais também encontraram 67 munições do mesmo calibre e 13 celulares.

Drogas também foram aprendidas na unidade, nesta quarta, segundo a Seres. Os policiais penais recolheram cerca de 1,4 quilo de maconha. Parte da droga estava embalada em preservativos. A ação apreendeu também 1,5 litro de cachaça artesanal e duas balanças.

Outra morte

Em outubro de 2020, um detento foi morto a tiros ao invadir a área de segurança da Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, no Grande Recife. Segundo a Seres, o homem tentou pegar droga arremessada por cima do muro, sendo atingido por um disparo efetuado pela guarda externa.

Ainda de acordo com a Seres, na ocorrência registrada na tarde desta quarta, os policias militares da guarda externa também revidaram tiros disparados do lado de fora da unidade. G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário