quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Governo confirma transmissão comunitária da variante delta da Covid-19 em Pernambuco

 

Transmissão comunitária da variante delta da Covid-19 em Pernambuco foi confirmada, nesta quarta-feira (18), pelo secretário estadual de Saúde, André Longo — Foto: Priscilla Aguiar/G1

O governo de Pernambuco confirmou, nesta quarta-feira (18), a transmissão comunitária da variante delta da Covid-19 no estado. A informação foi divulgada pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, durante entrevista coletiva no Palácio do Campo das Princesas, no RecifeEsse tipo de transmissão fica caracterizado quando não é possível saber quem passou a doença. A variante delta da Covid-19 foi detectada no Brasil há aproximadamente três meses, com a chegada de um navio ao Maranhão. Até então, sete casos da variante delta haviam sido confirmados em Pernambuco. São dois moradores do Grande Recife, sendo um de Abreu e Lima e outro de Olinda; além dos cinco tripulantes filipinos do navio cargueiro Shoveler, que ficou em quarentena no Porto de Suape desde 30 de junho, mas seguiu viagem em julho. Quatro tripulantes se curaram, mas um morreu por causa da doença. O secretário reforçou que o estado segue reforçando o sequenciamento genético das amostras, principalmente dos contactantes relacionados aos dois pacientes, para rastrear a possível presença da delta. O trabalha conta com o apoio das equipes de vigilância epidemiológica das duas cidades onde os casos foram detectados.

De acordo com o governo, o homem de 49 anos que mora em Olinda e teve a confirmação da infecção pela variante delta teve a esposa e os três filhos como principais contatos relacionados. Todos apresentaram sintomas da doença no mesmo período, mas apenas a esposa e o filho mais velho coletaram material para testagem. Nenhum deles tem histórico de viagem para locais com a presença da delta confirmada.

O outro paciente, que tem 24 anos e mora em Abreu e Lima, trabalha em uma unidade de saúde em Paulista. Foi coletado material biológico de mais dez profissionais que trabalham com ele. O homem também tem contato frequente com cinco pessoas que moram com ele outras três que vivem um terreno conjugado ao lado do dele. Todos frequentam cultos religiosos.

Questionado sobre o aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) na última semana epidemiológica, o secretário afirmou que os índices em Pernambuco continuam em estabilidade após dez semanas consecutivas de queda no número de casos graves da doença.

“Não podemos afirmar que há, em uma semana, uma mudança de tendência. Nós avaliamos tendência com, pelo menos, duas semanas, 14 dias. E precisamos, obviamente, aguardar os números desta semana. Nós voltamos a um patamar antes da aceleração da curva lá em 2020”, afirmou André Longo.

Plano de convivência

De acordo com o secretário André Longo, o governo segue monitorando os números e a confirmação da transmissão comunitária da variante delta em Pernambuco não significa "necessariamente que a decisão do comitê não é por interromper os avanços do plano de convivência" com a Covid-19.

No entanto, novos avanços como a realização de grandes eventos, podem ser anunciados nos próximos dias.

“A gente ainda não tem um cenário que permita grandes eventos sem que a gente faça uma avaliação mais adequada disso. O cenário hoje que a gente está trabalhando é com alguns eventos testes para o mês de setembro e isso deve ser detalhado pra vocês nos próximos dias", afirmou.

Segundo André Longo, a ideia é desenvolver eventos testes exclusivamente para as pessoas que tem as duas doses da vacina contra a Covid-19. "Essa questão está sendo tratada em discussão com esses diversos promotores de evento, incluindo a própria Federação Pernambucana de Futebol". G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário