segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Pernambuco é o 4º Estado que mais utilizou imunizantes contra Covid-19

 

Foto: Divulgação/SES-PE

Pernambuco é o quarto estado que mais utilizou, percentualmente, imunizantes contra Covid-19. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), entidade ligada à Orgnização Mundial da Saúde (OMS), Pernambuco utilizou 82% dos imunizantes, ocupando a 4º colocação no país, juntamente com o Paraná. A proporção de doses distribuídas e aplicadas até o último domingo (8) foi levada em conta para as análises.


"Pernambuco sempre foi um dos primeiros Estados atingir meta em campanhas nacionais. Para isso, contamos com o apoio da população, empenho dos municípios e com a disponibilidade de doses de vacinas, encaminhadas pelo Ministério da Saúde, para dar seguimento às ações. Nesta campanha contra a Covid-19, vivenciamos diversos desafios, mas estamos esperançosos para continuar avançando, principalmente com a expectativa de continuarmos recebendo um bom fluxo de vacinas e com a compensação  prevista pelo órgão federal para as próximas entregas no Estado", afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

São Paulo segue liderando o ranking com 95% das doses aplicadas, seguido pelo Mato Grosso do Sul (94%), Rio Grande do Sul (86%), Pernambuco (82%) e, em último lugar dentre todos os Estados, o Acre, com apenas 68% das doses.

O gestor lembrou que o Ministério da Saúde, juntamente com os Conselhos de Secretários de Saúde (Conass) e Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), decidiu fazer uma compensação gradual dos quantitativos de vacinas para Estados que receberam menos doses, proporcionalmente a sua população total a ser vacinada. Na última coletiva de imprensa, Longo ressaltou que "a partir das próximas entregas, deverão ser equiparadas as coberturas vacinais entre os Estados de acordo com a população, sendo, então, compensados aqueles que vinham recebendo menos doses proporcionalmente, como era o caso de Pernambuco".

O secretário ainda afirmou que, com mais doses à disposição, os municípios precisam continuar otimizando o uso do imunizante e, principalmente, dando celeridade ao processo vacinal, realizando ações diversas para atender toda a complexidade do seu território. "Montamos uma operação logística eficiente, com a entrega das vacinas em até 12h após a chegada no Estado e continuamos acreditando na capacidade dos gestores municipais de fazerem uma campanha de sucesso. Mas também precisamos da adesão do público, que deve buscar sua dose assim que abrir para sua faixa etária. Todas as vacinas da campanha são seguras, aprovadas pela Anvisa e utilizadas em diversos países. E a melhor sempre será aquela que está disponível no momento", ressaltou.

Firme na segunda menor taxa de mortalidade em decorrência do novo coronavírus no Brasil em 2021, Pernambuco fica apenas atrás apenas do Maranhão. O ranking é publicado semanalmente pela Organização Panamericana da Saúde (Opas).

"Estamos conseguindo evitar mortes com o avançar da vacinação e também a partir de todas as medidas sanitárias que tomamos ao longo desse ano. Conseguimos estruturar a maior rede de UTI para a Covid-19 do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Implementamos medidas rígidas em períodos de alta nos indicadores, montamos um plano de convivência a partir do olhar de diversas áreas e especialistas e continuamos, permanentemente, orientando a população sobre a manutenção das medidas não farmacológicas, como o uso de máscara e a higienização das mãos". Diário de PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário