sábado, 1 de janeiro de 2022

Com epidemia de gripe, Recife reforça 13 unidades de saúde e atendimento remoto com contratação de novos 126 profissionais

 

Maternidade Barros LIma fica em Casa Amarela, na Zona Norte do Recife — Foto: Reprodução/Google Street View

O ano de 2022 começou com a preocupação com a epidemia de gripe. No Recife, a prefeitura anunciou, neste sábado (1º), o reforço de serviço em 13 unidades da rede municipal e do atendimento remoto. Serão contratados novos 126 profissionais de saúde já aprovados em seleções para cuidar de pacientes problemas respiratórios, além de outros trabalhadores (veja relação das unidades no fim da matéria). O anúncio da prefeitura foi feito dois dias depois de o secretário estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirmar que o estado vive “uma epidemia de H3N2 dentro da pandemia de Covid-19”.

No estado, foram registradas 11 mortes provocados pela influenza. Por causa dos casos em alta da doença, o governo autorizou a abertura de 193 novos leitos.

Segundo a prefeitura do Recife, esse 126 profissionais, entre médicos e outras especialidades, foram aprovados em outras seleções.

Agora, vão ser convocados para atuar nos casos de doenças respiratórias. Também serão chamados vigilantes e pessoal administrativo.

Neste sábado, o prefeito João Campos (PSB) visitou a Maternidade Barros Lima , em casa Amarela, na Zona Norte.

Durante essa visita, ele disse que os novos profissionais de saúde vão atuar na rede básica, média e alta complexidades e Atende em Casa, serviço de atendimento remoto.

O gestor afirmou que a prefeitura vai investir R$ 1 milhão por mês para expandir a rede de atendimento por causa dos casos de problemas respiratórios.

"Estamos registrando mais casos, que não são graves, na maioria. Mas a rede tem que estar preparada para isso", afirmou, por meio das redes sociais.

Segundo Campos, também será ampliada a quantidade de profissionais para fazer testes de Influenza e de Covid-19.

Detalhes

Para atender na atenção básica do Recife, serão contratados 12 médicos, dez enfermeiros e 15 técnicos de enfermagem, todos plantonistas.

Além disso, outras 13 pessoas serão convocadas para atuar na área administrativa, totalizando 50 contratados.

Para a média e alta complexidades, vão ser contratados oito vigilantes diurnos e um vigilante noturno, um total de nove plantonistas.

Para os postos de testagem, a prefeitura vai convocar 12 enfermeiros, 36 de técnicos de enfermagem, todos plantonistas.

Mais quatro pessoas, diaristas, serão chamadas para a área administrativa. O total é de 52 convocados.

Além disso, o Atende em Casa terá um reforço de 15 trabalhadores: dez médicos plantonistas e cinco enfermeiros plantonistas.

Na segunda-feira (27), Campos determinou a renovação por mais três meses do decreto de calamidade pública relacionado à pandemia.

O objetivo foi garantir o reforço das estruturas de atendimento para que os recifenses que estejam com sintomas gripais possam receber a assistência adequada de forma mais rápida e eficiente.G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário