quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

'Quero que a prefeita destitua ele do cargo de secretário', diz presidente do Conselho de Enfermagem

 

Conduta apurada é de José Roberto do Nascimento, secretário de Saúde de Amaraji — Foto: Reprodução/Instagram

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), José Gilmar Costa de Souza Júnior, afirmou, nesta quarta-feira (23), que vai pedir para a prefeita de Amaraji, Aline Gouveia (PSB), a destituição do secretário de Saúde, José Roberto do Nascimento. O motivo é o áudio que circulou nas redes sociais com xingamentos à técnica de enfermagem Mayara Andrade, que denunciou as ofensas após reconhecer a voz do secretário.Ao tomar conhecimento do caso, o Coren emitiu uma nota em "repúdio absoluto à fala e à conduta do senhor José Roberto Nascimento". A prefeitura foi procurada, mas a assessoria informou que estava mantido o pronunciamento anterior, em que dizem estar apurando o fato relacionado à conduta.

"No relato, José Roberto usa um palavreado esdrúxulo, com intenção nítida de desmoralizar a profissional, proferindo expressões misóginas, machistas e homofóbicas, em uma fala repulsiva que flerta com o discurso de ódio. Ouvir o conteúdo causa ojeriza e um sentimento de grande inquietação", escreveu o Conselho (ouça áudio abaixo).

O Coren cobrou da prefeitura de Amaraji, na Zona da Mata do estado, "as providências óbvias e a reparação aos danos ante a nossa colega e ante os mais de 120 mil profissionais de enfermagem pernambucanos, agredidos pelas palavras repugnantes do gestor".

g1 ligou para o celular do secretário e também mandou mensagens, nesta quarta-feira (23), mas não conseguiu falar com o gestor. O presidente do Coren explicou que conversou com Mayara para orientá-la a entrar com um processo ético contra José Roberto Nascimento, que é enfermeiro. Durante o procedimento, afirmou Souza Júnior, o secretário vai ter amplo direito à defesa e presunção de inocência.A técnica de enfermagem Mayara Andrade contou que foi sido surpreendida com o áudio que circulou nas redes sociais, uma vez que nunca havia tido problemas com o secretário. Ela disse, ainda, que tentou prestar queixa pela internet e não conseguiu. Em Pernambuco, a Polícia Civil está em greve e alguns serviços foram prejudicados.  G1PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário