segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Recém-nascida ainda com cordão umbilical é encontrada em lixeira

 

Recém-nascida foi encontrada dentro de caixa de papelão em lixeira, no Cabo de Santo Agostinho — Foto: Reprodução/Acervo pessoal

Uma bebê recém-nascida foi encontrada em um cesto de lixo na manhã deste domingo (13), no Loteamento Enseada dos Corais, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. A menina, que ainda estava com o cordão umbilical, foi vista por um mecânico, que ouviu o barulho do choro da bebê.

"Eu ia pescar na praia com um amigo, por volta das 4h30, quando ouvi um barulho. Quando me aproximei da lixeira, vi a bebê, que estava dentro de uma caixa de papelão, enrolada em um lençol. A menina ainda estava ensanguentada", conta o mecânico Luiz Paulo Silva Santos, de 35 anos.

De imediato, o mecânico realizou o socorro da menina até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cabo de Santo Agostinho e, em seguida, acionou a Polícia Militar. "Sou pai e fiquei emocionado com o que vi. Não acreditei naquela imagem que estava vendo", conta Luiz Paulo Silva, que demonstrou interesse em adotar a criança.

Bebê, encontrada em uma caixa de papelão neste domingo, fez exames e passa bem, segundo médica que a atendeu — Foto: Reprodução/WhatsApp

Por meio de nota, a polícia informou que os "militares do 18º Batalhão foram acionados para a ocorrência e constataram a veracidade dos fatos".Em seguida, a menina foi transferida para o Hospital Infantil do Cabo e, posteriormente, para a Maternidade Padre Geraldo Leite Bastos, que fica em Ponte dos Carvalhos, e é referência no município em acolher recém-nascidos.

A bebê, que passa bem, permanece internada na unidade de saúde. "Por volta das 6h40, fizemos os primeiros exames. É uma 'bebezinha' bastante ativa, mas está bem magrinha. Ela está ótima e é uma 'guerreirinha' que veio para esse mundo lutando bastante", conta Nathalia Duarte, 

médica que realizou os primeiros atendimentoAinda segundo a médica, a bebê receberá todos os cuidados necessários no centro de referência do município. "Já que ela foi achada no lixo, vai passar por toda a investigação necessária para saber se tem alguma infecção ou outra alteração", conta Nathalia Duarte.

O Conselho Tutelar do município foi acionado pela unidade de saúde e acompanhou as transferências da bebê. "Quando não tem responsável, a gente vem até o hospital. Depois que a bebê receber alta, o Ministério Público e a Vara da Infância de Juventude passam a ter responsabilidade pela criança", conta o conselheiro Luciano Luiz da Silva.

Ainda segundo o conselheiro, o homem que encontrou a criança demonstrou interesse em realizar a adoção. "Infelizmente, não pode. A criança vai para a adoção, mesmo ele querendo adotar a criança. Não pode porque, hoje, existe todo um procedimento na Justiça", conta.

Os pais da criança ainda não foram localizados. "Não sabemos informações da família da criança. A gente não sabe se a mãe é adolescente ou adulta", diz o conselheiro tutelar. Por meio de nota, a Polícia Civil de Pernambuco informou que está investigando o caso do bebê abandonado.

"O caso foi registrado neste domingo (13), na Delegacia do Cabo de Santo Agostinho e será instaurado um inquérito policial para apurar", diz a nota.G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário