sexta-feira, 8 de abril de 2022

Pernambucana é primeira paciente amputada do Brasil a receber implante metálico integrado ao osso

 

A osteointegração para amputados consiste em um implante metálico feito de titânio — Foto: Divulgação/Hospital do Câncer de Pernambuco

primeira osteointegração em paciente amputado no Brasil foi realizada na quinta (7), no Recife, em uma pernambucana de 33 anos. Segundo os médicos, o procedimento, inédito até então no país, consiste em um implante metálico feito de titânio “no coto” do paciente, para que, depois, seja possível receber a prótese externa.Natural de Cabrobó, Maria Leidjane Pereira da Silva descobriu um câncer ósseo aos 14 anos e aos 23 precisou amputar a perna direita. Ela não conseguiu andar com prótese. Os médicos esperam que, com a cirurgia, ela consiga caminhar sem precisar de muletas - mesma esperança de Maria Leidjane. "Estou muito, muito feliz porque eu acredito que agora é o recomeço. Vai ser tudo diferente porque eu estava presa às muletas por muitos anos", declarou (veja vídeo abaixo).

O procedimento cirúrgico da dona de casa foi realizado no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), na área central da capital pernambucana, pelo ortopedista oncológico Marcelo Souza, com apoio do médico holandês Hendrik Van de Meent, especialista neste tipo de cirurgia.Para o cirurgião ortopédico Eduardo Queiroz, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional Pernambuco, esta é a primeira de uma série de cirurgias deste tipo que serão conduzidas no Brasil.

"A gente fica muito orgulhoso, porque é um membro daqui de Pernambuco. Todo mundo está aqui realizado", comemorou.G1 PE


Nenhum comentário:

Postar um comentário