segunda-feira, 13 de junho de 2022

Bebê que ficou na fila por UTI em meio a crise de superlotação em Pernambuco tem alta após um mês internado

Bebê Ravi passou um mês internado com bronquiolite viral aguda, no Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp

 Depois de um mês internado, teve alta do hospital o bebê Ravi, que passou 11 dias na fila por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Recife, por causa da crise de superlotação de leitos em Pernambuco. O menino, que completa dois meses de vida na terça-feira (14), passou metade da vida em quatro unidades hospitalares, com problemas respiratórios.

A alta hospitalar de Ravi aconteceu no sábado (11). Durante a internação, ele foi intubado, teve parada cardiorrespiratória e, agora, se recupera em casa com a família.Na metade de maio, Ravi teve os primeiros sintomas do que veio a ser diagnosticado como bronquiolite viral aguda. Ele apresentou coriza e um pouco de tosse e, por isso, foi levado ao pronto-socorro de um hospital particular.

"Ele foi atendido e encaminhado de volta para casa porque não tinha sintomas graves. O tratamento indicado foi nebulização e vitamina C. Eu estava muito atenta à situação da falta de leitos de UTI em Pernambuco e pesquisei muito sobre isso", afirmou a mãe de Ravi.Um problema no cadastro de Ravi em um plano de saúde fez com que o bebê entrasse no período de carência, sem poder usufruir do convênio. Foi justamente nesse período que ele começou a ficar ofegante e que os sintomas respiratórios pioraram.

Por isso, Ravi foi levado às pressas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Caxangá, na Zona Oeste do Recife. Depois, foi transferido para o Hospital Barão de Lucena, na mesma região da cidade, onde foi intubado.

"Ficamos cinco dias na UPA. O atendimento era bem precário. Ele foi transferido para o Barão e, no dia seguinte, já foi intubado, mas não tinha leito de UTI. Ficou na área vermelha, que, por causa da superlotação, virou aquela coisa: recepção, enfermaria, sala de UTI improvisada, tudo junto", declarou Gicely.G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário