quarta-feira, 1 de junho de 2022

Buscas por desaparecidos entram no quinto dia em Pernambuco; estado tem 106 mortes devido às chuvas

 

Local de buscas por desaparecida na Comunidade de Areeiro em Camaragibe — Foto: Reprodução / TV Globo

Pernambuco chegou, nesta quarta-feira (1º), ao quinto dia de buscas por vítimas dos temporais que provocaram alagamentos e deslizamentos de barreiras no Grande Recife e na Zona da Mata. As chuvas têm sido um dos desafios na procura por soterrados, já que os trabalhos têm que ser suspensos por serem áreas com riscos de novos deslizamentos, segundo o Corpo de Bombeiros.


Até a terça-feira (31), eram dez desaparecidos, segundo o governo do estado, sendo seis vítimas identificadas, cujos nomes não foram divulgados; e duas cujos desaparecimentos ainda eram investigados, uma vez que as informações eram inconsistentes.

Os bombeiros informaram que também fazem buscas por pessoas que desapareceram em enxurradas, em três pontos: uma em Paratibe, em Paulista, e duas em Jaboatão, sendo uma no Centro e outra no bairro de Cajueiro Seco.

O estado já contabilizou 106 mortos entre a quarta-feira (25) e a terça-feira (31). São mais de 6 mil desabrigados, segundo o governo, e 24 cidades decretaram estado de emergência.

Na Vila dos Milagres, no Barro, Zona Oeste do Recife, as equipes buscam três vítimas soterradas. Os trabalhos devem se dividir em duas frentes de trabalho, segundo o major dos Bombeiros Rafael Queiroz.

Major do Corpo de Bombeiros Rafael Queiroz do Corpo de Bombeiros em Vila dos Milagres na quarta-feira (1º) — Foto: Reprodução / TV Globo

"Por se tratar da criança do sexo masculina [uma das vítimas], tem indícios de que ela pertence à família das vítimas que foram encontradas no dia de ontem [terça], vamos trabalhar na frente de trabalho por provavelmente estarem na mesma casa. A outra frente de trabalho é referente a uma senhora idosa e o neto dela que temos esse indicativo também que está no local soterrada", disse Queiroz.

Na terça-feira (31), uma mãe e uma filha foram encontradas abraçadas e, no mesmo cômodo, estava o pai, segundo os bombeiros."O que está complicando é a chuva, que não para. Todo o trabalho que a gente faz de remoção dessa massa, ela retorna quando a chuva cai e atrapalha as buscas", declarou o major do Corpo de Bombeiros Osvaldo Carneiro, comandante das buscas em Areeiro.


    O apoio da comunidade tem sido importante, afirmou Carneiro. "Nós utilizamos cães aqui no terreno e além disso, consultando a comunidade, estudando a cinemática do trauma e observando as situações. Além desse detalhe, nós não conseguimos ainda trazer maquinários por conta da acessibilidade ao local", explicou Carneiro.

    Além desses dois pontos, o Corpo de Bombeiros informou que realiza buscas na comunidade Bola de Ouro, no Curado 4, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, nesta quarta-feira (1º).G1 PE

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário