sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Pernambuco confirma transmissão comunitária de varíola dos macacos; estado tem 502 casos notificados

 


Com 502 casos notificados e 42 atestados por exames laboratoriais, o governo de Pernambuco confirmou, nesta quinta (1º), a transmissão comunitária de varíola dos macacos (monkeypox) no estado. Isso significa que, nesse estágio, não é mais possível identificar a origem da infecção.

O novo boletim foi divulgado no início da noite pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Ao todo, o estado tem 351 casos ainda estão em investigação. Até esta quinta, 109 ocorrências tinham sido descartadas.

No boletim anterior, de 26 de agosto, Pernambuco tinha notificado 387 casos e confirmado 23 ocorrências da doença.

Por meio de nota, a secretária-executiva de Vigilância em Saúde, Patrícia Ismael, afirmou que a transmissão comunitária já era esperada, uma vez que “diversos estados do país já confirmaram a circulação sustentada e a disseminação autóctone do vírus”.

Segundo ela, do ponto de vista da vigilância epidemiológica, “permanecem todas as ações de monitoramento e acompanhamento dos casos, assim como a obrigatoriedade da notificação compulsória pelos serviços de saúde”.

 O estado afirmou que a maioria dos casos se manifesta de forma leve. No entanto, o governo adverte que a população deve ficar mais atenta com relação aos sintomas, como as lesões na pele.

Segundo o boletim mais recentes, os casos foram confirmados em pacientes dos seguintes municípios:

 

Recife (27)

Jaboatão dos Guararapes (4)

Paulista (2)

Olinda (2)

Caruaru (2)

Petrolina (1)

Camaragibe (1)

Surubim (1)

São José do Egito (1)

Condado (1)

Desse total, são 36 homens e seis mulheres com casos confirmados de varíola dos macacos em Pernambuco. Todos estão em isolamento domiciliar.

Dezoito pacientes têm entre 20 e 29 anos. Quatorze pessoas estão na faixa entre 30 e 39 e oito, entre 40 e 49 anos. Dois doentes têm mais de 60 anos.G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário