sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Adolescente morre e 12 fogem durante motim em unidade da Funase em Timbaúba

 

Fogo registrado no Case de Timbaúba, na noite de quinta-feira (20), durante motim — Foto: Reprodução/WhatsApp

Um adolescente de 16 anos morreu e 12 fugiram do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Timbaúba, na Zona da Mata de Pernambuco, durante um motim na noite da quinta-feira (20). A informação foi divulgada pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) nesta sexta-feira (21).

Inicialmente, a instituição havia informado que eram 13 foragidos. Às 9h12, a comunicação da Funase retificou para 12 o número de jovens que conseguiram escapar da unidade.

Em nota, a Funase afirmou que, para dificultar o trabalho dos agentes socioeducativos, os jovens atearam fogo em colchões, que foram colocados no portão de entrada da unidade. Imagens enviadas ao g1 pelo WhatsApp mostra a fumaça saindo do localNão foi informado como o jovem morreu durante o motim. No texto, a instituição disse que as causas do óbito vão ser investigadas e que a polícia foi acionada para isso. "A Fundação lamenta o ocorrido, já entrou em contato com a família e se responsabilizará pelo funeral", afirmou ainda.

A Polícia Militar foi acionada para realizar buscas e capturar os jovens que fugiram da unidade. Até a última atualização desta reportagem, não havia informação sobre adolescentes localizados.

Até a noite da quinta-feira (20), eram contabilizados 57 socioeducandos na unidade de Timbaúba, que tem capacidade para 60 internos.

A Funase declarou, ainda, que a direção, as coordenadorias de Segurança e de Inteligência e a Corregedoria da instituição foram para a unidade acompanhar a ocorrência e a apuração dos fatos.

Ocorrências anteriores

Em 2019, cinco adolescentes conseguiram fugir da mesma unidade após uma confusão. No ano anterior, foram duas fugas. Na primeira, foram 12 fugitivos. Na segunda, 21 internos quebraram cadeados de proteção e escaparam pela porta de entrada da unidade.

Três jovens infratores morreram em um motim ocorrido também no Case da Funase, mas em 2016. Além dele, oito adolescentes ficaram feridos na época.G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário