quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Sede da Polícia Federal em Pernambuco, localizada no Cais do Apolo, na região central do Recife — Foto: Pedro Alves/G1

 


Um recifense de 27 anos foi preso em Portugal, por policiais da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), por causa de crimes de homicídio e tráfico de drogas cometidos em 2018. O nome dele, que não foi divulgado, estava na lista vermelha da instituição, que reúne os criminosos mais procurados do mundo, desde agosto de 2022.

Após ser procurado nos 190 países que compõem a Organização Internacional de Polícia Criminal, ele foi preso por volta das 10h do dia 4 de janeiro. No entanto, a prisão dele foi divulgada pela Polícia Federal (PF) apenas uma semana depois, no fim da noite da terça-feira (11).

De acordo com a PF, o recifense participou, junto com outros criminosos, do assassinato de Arnaldo Cesar Nascimento da Silva, morto a tiros perto do estacionamento da Marinha que fica na Rua Cais de SantSkunk é uma droga conhecida como "supermaconha" por ter uma maior concentração de substância entorpecente. Após o crime, o recifense se mudou, ainda em 2018, para Copacabana, no Rio de Janeiro a Rita, no bairro de São José, na área central da capital pernambucana. A Justiça pernambucana foi comunicada sobre a prisão do recifense e foram iniciados os procedimentos para a extradição dele, "o que ocorrerá após julgamento e autorização do STF [Supremo Tribunal Federal] português", declarou a PF, por meio de nota.

Quando a extradição for autorizada, policiais federais do Recife vão viajar até Portugal para buscar o preso e trazê-lo para a capital pernambucana, onde ele será encaminhado para um presídio e ficará à disposição da 4ª Vara do Tribunal do Júri.

 

Confira a cronologia do caso

1º de março de 2018: o recifense participa do assassinato de Arnaldo Cesar Nascimento da Silva.

4 de março de 2018: o corpo da vítima é encontrado em estado avançado de decomposição em um rio.

4 de setembro de 2018: o recifense é condenado a 20 anos de prisão por causa desse homicídio.

31 de agosto de 2021: após recursos dentro do processo, a 4ª Vara do Tribunal do Júri de Pernambuco decreta a manutenção definitiva da prisão preventiva dele.

9 de agosto de 2022: o nome do foragido é colocado na difusão vermelha da Interpol por solicitação da Justiça de Pernambuco

4 de janeiro de 2023: o recifense é preso em Portugal. G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário